Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 11031

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lorena Lopes Resende
Orientador MARIA CLAUDIA SOUSA ALVARENGA
Outros membros Clara de Cilicia Medeiros dos Santos, Débora Carolayne de Oliveira, Douglas Scaraboto Fernandes, Gabriela Gouveia Lana, RAFAEL BRAGA DE SOUZA, REYNALDO FURTADO FARIA FILHO
Título Engenharia para todos - A acessibilidade no dia a dia das pessoas
Resumo É assegurado pelas Leis Federais 10.048 (BRASIL, 2000) e 10.098 (BRASIL, 2000) o direito à acessibilidade por meio da supressão de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios, e nos meios de transporte e de comunicação. Mesmo com a obrigatoriedade legal, muitas cidades brasileiras ainda não oferecem obras e nem trajetos acessíveis, não assegurando assim o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Apresentadas as exigências e a necessidade de mudança, o objetivo desta etapa do trabalho foi propor as adequações da Rua D e uma parte da Avenida B na cidade de Rio Paranaíba – MG, através da implantação de módulos de calçadas acessíveis que atendam as imposições exigidas por lei.
Desde 2014 esse projeto vem sendo realizado, onde inicialmente pessoas com diversos tipos de necessidades e idades foram acompanhadas em trajetos na cidade em que saiam de casa a pé com destino a locais de uso público, como supermercados, bancos, prefeitura, dentre outros lugares. Com base nos relatos dos participantes do projeto, iniciou-se o estudo de um trajeto acessível dentro do município, onde pessoas em cadeiras de rodas, com mobilidade reduzida e com deficiência visual pudessem transitar com segurança e qualidade. Com os dados obtidos executou-se estudos para identificar o melhor trajeto para posterior inserção dos módulos de calçadas acessíveis. A rota foi dividida em regiões, para facilitar o processo de coleta de dados e adequação dos modelos, já que cada trecho de calçada apresenta características diferentes. Já foi realizado o levantamento planimétrico de toda a rota, visitas “in loco”, desenho dos módulos ideais, e um levantamento dos obstáculos existentes nas calçadas. Além disso, uma estimativa de custo médio dos módulos ideais foi feita, possibilitando uma visão do custo total do empreendimento, levando em consideração o que já foi projetado.
Sendo assim, observou-se que as ruas analisadas possuem obstáculos, como rampas de garagem mal posicionadas, lixeiras em locais não apropriados, buracos na calçada, e tendo como maior desafio a adequação de ruas com uma inclinação alta. As calçadas devem seguir a mesma inclinação da rua, tanto na transversal quanto na longitudinal. Desse modo, para melhor conforto do pedestre é necessário projetar uma calçada continua, que proporcione fluidez, segurança e conforto.
Espera-se ao final do trabalho expor as informações geradas por meio de palestras e material impresso, tanto aos administradores públicos quanto para a sociedade, na tentativa de que os mesmos se conscientizem e trabalhem no controle das novas construções da cidade de Rio Paranaíba, pensando sempre na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Palavras-chave Acessibilidade, Calçadas, Trajeto acessível.
Forma de apresentação..... Oral
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