ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Cidadania, inclusão social e direitos humanos |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Lorena Lopes Resende |
Orientador | MARIA CLAUDIA SOUSA ALVARENGA |
Outros membros | Clara de Cilicia Medeiros dos Santos, Débora Carolayne de Oliveira, Douglas Scaraboto Fernandes, Gabriela Gouveia Lana, RAFAEL BRAGA DE SOUZA, REYNALDO FURTADO FARIA FILHO |
Título | Engenharia para todos - A acessibilidade no dia a dia das pessoas |
Resumo | É assegurado pelas Leis Federais 10.048 (BRASIL, 2000) e 10.098 (BRASIL, 2000) o direito à acessibilidade por meio da supressão de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios, e nos meios de transporte e de comunicação. Mesmo com a obrigatoriedade legal, muitas cidades brasileiras ainda não oferecem obras e nem trajetos acessíveis, não assegurando assim o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Apresentadas as exigências e a necessidade de mudança, o objetivo desta etapa do trabalho foi propor as adequações da Rua D e uma parte da Avenida B na cidade de Rio Paranaíba – MG, através da implantação de módulos de calçadas acessíveis que atendam as imposições exigidas por lei. Desde 2014 esse projeto vem sendo realizado, onde inicialmente pessoas com diversos tipos de necessidades e idades foram acompanhadas em trajetos na cidade em que saiam de casa a pé com destino a locais de uso público, como supermercados, bancos, prefeitura, dentre outros lugares. Com base nos relatos dos participantes do projeto, iniciou-se o estudo de um trajeto acessível dentro do município, onde pessoas em cadeiras de rodas, com mobilidade reduzida e com deficiência visual pudessem transitar com segurança e qualidade. Com os dados obtidos executou-se estudos para identificar o melhor trajeto para posterior inserção dos módulos de calçadas acessíveis. A rota foi dividida em regiões, para facilitar o processo de coleta de dados e adequação dos modelos, já que cada trecho de calçada apresenta características diferentes. Já foi realizado o levantamento planimétrico de toda a rota, visitas “in loco”, desenho dos módulos ideais, e um levantamento dos obstáculos existentes nas calçadas. Além disso, uma estimativa de custo médio dos módulos ideais foi feita, possibilitando uma visão do custo total do empreendimento, levando em consideração o que já foi projetado. Sendo assim, observou-se que as ruas analisadas possuem obstáculos, como rampas de garagem mal posicionadas, lixeiras em locais não apropriados, buracos na calçada, e tendo como maior desafio a adequação de ruas com uma inclinação alta. As calçadas devem seguir a mesma inclinação da rua, tanto na transversal quanto na longitudinal. Desse modo, para melhor conforto do pedestre é necessário projetar uma calçada continua, que proporcione fluidez, segurança e conforto. Espera-se ao final do trabalho expor as informações geradas por meio de palestras e material impresso, tanto aos administradores públicos quanto para a sociedade, na tentativa de que os mesmos se conscientizem e trabalhem no controle das novas construções da cidade de Rio Paranaíba, pensando sempre na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. |
Palavras-chave | Acessibilidade, Calçadas, Trajeto acessível. |
Forma de apresentação..... | Oral |