Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 11018

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Matheus Fillipe Araújo Galvão
Orientador REYNALDO FURTADO FARIA FILHO
Título Desenvolvimento de software para realização de projeto geométrico de estradas II: curvas verticais
Resumo O modal rodoviário é responsável por grande parte dos transportes de cargas e passageiros no Brasil, assim as rodovias são essenciais para o desenvolvimento da nação. Com isso, tem-se a necessidade constante de criação de projetos geométrico de novas estradas, bem como a melhoria das existentes. Existem no mercado diversos “softwares” para este fim, como por exemplo Bentley TopoGraph e Posição, contudo, os mesmos possuem licenças onerosas, o que é um empecilho para seu uso por estudantes e professores. Com base nessas necessidades está sendo desenvolvido um complemento do software Quantum Gis. A etapa I foi o desenvolvimento das curvas horizontais. Portanto, este projeto que corresponde a etapa II, a qual teve como objetivo desenvolver um complemento para o QGIS que permita o desenvolvimento de projetos geométricos de estradas no que se refere aos cálculos das curvas verticais. Para isso, desenvolveu-se um complemento usando a linguagem de programação Python combinada com o framework Qt na versão 5. Foi implementada uma interface usando a biblioteca “pyqtgraph” para oferecer ferramentas simples de desenho. Foi adicionado ao complemento as opções criar o perfil longitudinal e as curvas verticais através do botão “perfil vertical”. Por padrão é traçado um greide que segue a mediana das cotas do terreno, enquanto que os vértices das extremidades tem suas posições horizontais fixadas de acordo com o início e término do perfil horizontal. Os valores de cota são extraídos de arquivos com extensão *.tiff ou *.dxf. O botão calcular verifica se todas as rampas do trecho estão com inclinação abaixo do limite recomendado. As rampas podem ser editadas, com tais modificações vistas em tempo real ao se clicar com o botão direto sobre elas. Ao acessar a opção de modificação surge uma tela com informações da distância inclinada da rampa, distância horizontal e inclinação, que quando alteradas, atualiza instantaneamente o desenho plotado e o valor das outras informações. Para adicionar uma curva vertical basta digitar o comprimento horizontal desejado e uma parábola será traçada entre as duas rampas. O botão “Abrir verticais” apresenta a tabela das estacas do greide considerando as curvas verticais. O botão “tabela de interseção” apresenta a tabela resultante da interseção das estacas verticais com as horizontais. Para a determinação do relevo transversal da sessão tipo, foi adicionado o método “obterTerrenoTiff()” que inicialmente calcula uma equação de reta perpendicular ao traçado na estaca correspondente e extrai os valores de cota com uma distância estipulada pelo usuário para esquerda e para a direita deste. O Desenho se adapta automaticamente ao terreno local e a sessão tipo pode ser definida livremente. O mapa de pontos gerado é salvo em 3 tabelas adicionais no banco de dados. Ressalta-se que o projeto está em andamento e os próximos módulos a serem desenvolvidos engloba o cálculo do diagrama de Bruckner e pequenas adequações no que já foi desenvolvido.
Palavras-chave transportes, software livre, rodovias
Forma de apresentação..... Oral
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