| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
| Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FAPEMIG |
| Primeiro autor | Sandy Railine Rodrigues de Oliveira |
| Orientador | MONISE VIANA ABRANCHES |
| Outros membros | MARILIA LELIS RIBEIRO |
| Título | Comer, comer, o quê? Educação alimentar e nutricional como estratégia para estimular o consumo de frutas e hortaliças por crianças |
| Resumo | INTRODUÇÃO: A fase pré-escolar constitui um importante momento de criação e sedimentação dos hábitos alimentares. A escola correspondente a um ambiente favorável para realização de práticas alimentares saudáveis, contribuindo para o aprendizado e adoção de hábitos de forma coletiva. OBJETIVO: Familiarizar pré-escolares de 4 a 6 anos que frequentam a pré-escola na cidade de Rio Paranaíba-MG com orientações do consumo de frutas e hortaliças e seus benefícios. O presente projeto será desenvolvido em duas instituições de ensino infantil da cidade, sendo uma instituição de rede pública e uma privada, estimando um total de 230 alunos. Antes de iniciar o estudo, os responsáveis pelas crianças serão esclarecidos sobre os objetivos e sobre a metodologia utilizada através de uma reunião. PRINCIPAIS AÇÕES: As atividades com as crianças serão realizadas semanalmente, sendo empregadas estratégias lúdicas, como jogos, histórias e músicas. Serão realizados momentos de diálogo com pais/responsáveis durante reuniões escolares previstas. Os educadores participarão de algumas atividades como forma de facilitar a aproximação da equipe do projeto com as crianças e haverá um momento de diálogo com a equipe. RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS: Foram definidas quatorze dinâmicas para serem executadas de agosto a dezembro de 2018 devido disponibilidade das escolas. Serão realizadas dinâmicas para apresentação de frutas e hortaliças explorando aspectos visuais e jogo da memória (dinâmicas 1 e 2); apresentação dos benefícios destes alimentos mediante a realização de teatro (dinâmicas 3 e 4); sugestão de componentes de uma alimentação saudável pela recriação de contos infantis (dinâmicas 5 e 6); demonstração do percurso que o alimento faz no “corpo” pelo uso de materiais recicláveis (dinâmica 7); entendimento de como frutas e hortaliças são produzidas e onde podem ser adquiridas por meio de visitação à horta e à frutaria (dinâmica 8); demonstração de frutas e hortaliças como integrantes de uma alimentação saudável com base no guia alimentar (dinâmica 9); reforço do conhecimento sobre as características e benefícios dos alimentos trabalhados em uma brincadeira de “caça ao tesouro” (dinâmica 10) e por meio de desenho animado (dinâmica 11); familiarização com as características sensoriais de algumas frutas por meio de brincadeira de degustação às cegas (dinâmicas 12); e incentivo à autonomia durante a escolha de lanches mediante música e montagem de salada de frutas (dinâmica 13) e brincadeira de monte seu lanche (dinâmica 14). CONCLUSÕES: As escolas foram receptivas à proposta do projeto de forma a cooperarem para a execução das atividades. As estratégias assumidas para a educação nutricional, por meio do seu caráter lúdico, participativo e de execução coletiva tendem a proporcionar a familiarização das crianças com os princípios da alimentação saudável na idade pré-escolar, com vistas a favorecer escolhas de frutas e hortaliças em detrimento dos alimentos ultraprocessados. |
| Palavras-chave | Educação alimentar e nutricional, consumo de alimentos, pré-escolar |
| Forma de apresentação..... | Oral |