Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 10883

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ciro Gomes Soares
Orientador ROSIANE MARIA LIMA GONCALVES
Título Cooperação e o despertar para a força das organizações sociais: um trabalho de educação cooperativista nas escolas de Rio Paranaíba/MG
Resumo As cooperativas são instituições que visam oferecer a seus associados serviços a preços mais justos e com maior qualidade, bem como representar o interesse destes sócios perante o mercado. São pautadas em valores como ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Nesse sentido, o objetivo deste projeto consiste em semear no ensino fundamental e médio das escolas de Rio Paranaíba a semente do cooperativismo, para que ao ser germinada ela venha gerar frutos que potencializem a região e a comunidade em que os alunos estão inseridos. O cooperativismo vem ganhando espaço e importância a cada dia, mostrando uma nova forma de viver e ver a vida, buscando o crescimento e desenvolvimento sustentável da região de abrangência da cooperativa. A metodologia usada foi programada na forma de encontros mensais realizados nas escolas. Inicialmente foram introduzidos conceitos básicos referentes ao que significa cooperativismo, de forma a situar o estudante em relação ao assunto, bem como explorar as experiências e o conhecimento prévio desse público. Posteriormente foram desenvolvidas oficinas visando favorecer a aprendizagem do estudante, de forma participativa, dialógica, vinculando a teoria com a prática e valorizando a formação cidadã. Foram utilizadas dinâmicas, atividades coletivas e individuais. Como resultado espera-se ter contribuído para ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre o tema e promover a assimilação dos benefícios advindos da cooperação, de forma que esses sejam agentes participativos em sua comunidade. As etapas do cronograma foram cumpridas, tendo os encontros mensais as seguintes pautas: apresentação do projeto às escolas, definição do símbolo do cooperativismo e seu respectivo significado, desenvolvimento de dinâmica participativa em grupo, trabalhando com os alunos os sinônimos mais próximos de cooperação, as aplicações da cooperação na vida pessoal e familiar; e conceitos referentes ao tema do empreendedorismo social. As atividades contaram com a participação e envolvimento dos alunos.
Palavras-chave cooperativismo, empreendedorismo, educação
Forma de apresentação..... Oral
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