Resumo |
O Brasil passou por um processo de internacionalização da Contabilidade de suas organizações, cujo objetivo foi melhorar a qualidade das informações contábeis. No entanto, recentemente, acontecimentos envolvendo a Contabilidade no país, como os casos da Odebrecht, Petrobras e as pedaladas fiscais, têm contribuído para prejudicar a sua imagem perante as pessoas. As práticas de “Caixa 2” e as manipulações de resultados criaram desconfianças da Contabilidade. Diante disso, por meio deste estudo, buscou-se analisar a confiabilidade de jovens do ensino médio rio-paranaibanos na Contabilidade realizada nacionalmente. Esta pesquisa é justificada pelo amplo acesso dos jovens à informação e pela possibilidade desses estudantes serem futuros contadores. Para tanto, foi realizada uma survey com 89 estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Rio Paranaíba, MG. Houve a aplicação de um questionário semiestruturado, que contemplou indagações relacionadas a aspectos demográficos, percepções sobre confiança/confiabilidade, percepções sobre a Contabilidade e casos de julgamentos para a confiabilidade nas atividades contábeis. A análise dos dados utilizada foi a de conteúdo. Nos resultados ocorreu a percepção de que a profissão contábil ainda é pouco conhecida pelos estudantes da amostra, além de apresentar uma baixa demanda como futura profissão. Os alunos possuem um conceito generalista e simplista da Contabilidade. Quanto à confiança/confiabilidade, a amostra possui confiança principalmente na família e amigos. Na Contabilidade, existe confiabilidade, mas, em algumas situações, ocorreram dúvidas sobre isso. Os alunos, em algumas situações apresentadas, indicaram respostas contrárias ao esperado de ações consideradas éticas na Contabilidade. No entanto, em aspectos gerais, houve nesta pesquisa tendências de confiabilidade na Ciência Contábil. Para sugestões de estudos futuros, indicam-se o aumento da amostra, de pessoas e de territórios, e a utilização de técnicas qualitativas que aprofundem a coleta e a análise dos dados. |