Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 10866

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Contabilidade gerencial, pública, controladoria e finanças
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriella Silva Melo
Orientador EDSON RODRIGO DE ALMEIDA
Título Assessoria financeira e gerencial a entidades filantrópicas de Rio Paranaíba/MG
Resumo As entidades sem fins lucrativos passam por significativos desafios para seu funcionamento, principalmente por possuírem caráter filantrópico e não visarem o lucro. Alguns dos mais importantes obstáculos se refere à gestão financeira de seus recursos, que é importante ser clara, precisa e eficiente, suporte que é fornecido pela contabilidade gerencial. As ferramentas deste ramo da Contabilidade são capazes de proporcionar aos gerenciadores das entidades o conhecimento de sua saúde financeira, pois permitem projetar os gastos, os ganhos e as necessidades futuras de caixa. Também proporcionam o acompanhamento, importante para a prestação de contas que é necessário as organizações sem fins lucrativos. Esse trabalho, que visa ser contínuo, será realizado em rodízio nas entidades selecionadas, segundo o levantamento das mais vulneráveis em relação ao gerenciamento financeiro. Tendo-se como objetivo principal promover a sustentabilidade financeira das entidades filantrópicas de Rio Paranaíba/MG por meio do gerenciamento, controle e transparência do fluxo de recursos das entidades. Logo, tem como objetivo específico, realizar o levantamento da situação gerencial e financeira das entidades, adequando ferramentas para promover ou aperfeiçoar a gestão em cada uma delas; além de auxiliar a efetivação da prestação de contas para o público interessado e ao Ministério Público; também capacitando os responsáveis das entidades no gerenciamento financeiro. Nesse projeto foi escolhido a entidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). De março a novembro será realizado o acompanhamento dos fluxos de recursos, bem como das rotinas da entidade. Foram realizadas reuniões com membros da diretoria para a apresentação das observações feitas, juntamente com a discussão das situações observadas e proposição de sugestões para uma melhor gestão e adequação de rotinas, visando maior controle. Dificuldades foram encontradas, sendo a desorganização da entidade, falta de acesso a algumas contas e sobrecarga de trabalho pra determinados funcionários, algumas delas. A partir dessas, foram sugeridas propostas, destacam-se as seguintes medidas: uma possível segregação de funções, auxiliando em um controle eficiente sobre as movimentações e organização; e uma programação de divulgação referente ao recolhimento na caixa de doações, auxiliando a transparência e incentivo. Concluindo, pode-se inferir que a extensão universitária promovida por esse projeto tem desempenhado papel importante diante da comunidade, através da troca de conhecimentos com o público envolvido.
Palavras-chave Terceiro Setor, Gestão Financeira, APAE
Forma de apresentação..... Oral
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