Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 10848

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vivian Raniere Mendes Silva
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro
Resumo Atualmente o ambiente financeiro tem passado por turbulências, se tornando cada vez mais complexo e o nível de educação financeira da população não tem conseguido acompanhar essas mudanças, o que tem causado um aumento do endividamento, pois as pessoas costumam gastar mais do que ganham, por não saber adequar os produtos e serviços as suas necessidades. Um instrumento para sanar o problema do endividamento e outros problemas ocasionados por esse baixo nível de conhecimentos relacionados ao assunto é a Educação Financeira. O projeto “Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro” tem a finalidade promover atividades voltadas a educação financeira, a fim de orientar adolescentes, jovens e adultos, tornando-os, bem-educados financeiramente, auxiliando-os na administração dos seus rendimentos e em suas decisões de poupar ou investir, tornando-os consumidores mais conscientes. A aplicação do projeto no ano de 2018, foi realizada na comunidade de São Gotardo e no distrito de Guarda dos Ferreiros, sendo apresentadas, até o momento, 3 palestras, para 180 alunos e 4 professores da E.E. São Pio X, e para 47 alunos e 1 professora da E.E. Cel. Hermenegildo Ladeira. O projeto envolveu diretamente cerca de 232 pessoas e os resultados foram obtidos através de dados coletados por meio da aplicação de um questionário. Deste total, foram respondidos 132 questionários e, deste conjunto, cerca de 98,5% estão na faixa entre 14 e 20 anos de idade, 42% disseram ter contato pela primeira vez com o tema nas palestras oferecidas e 95,1% consideram importante possuir conhecimento sobre o assunto, mostrando que os jovens vêm tomando consciência em relação ao tema. Corroborando com esse resultado, 63,3% disseram poupar parte da renda recebida, em maioria, poupam mais de 20%. Quanto ao nível de comprometimento da renda ao realizar compras, 84,8% dizem-se preocupados e, 91,7%, preferem realizar compras à vista. Apesar dessas afirmações, ao serem questionados sobre a situação financeira no fim do mês, apenas 11,4% disseram ter um superavit, enquanto que 78% gastam o que recebem, mantendo-se equilibrados. Com o intuito de inovar e proporcionar uma interação entre os participantes, além de abrir o projeto ao público em geral, foi criado um blog, no qual são feitos posts relacionados ao tema. Também é oferecido, no segundo semestre de cada ano, um curso sobre educação financeira, abrindo inscrições para os alunos que participaram das palestras nas escolas. Iniciou-se, ainda, uma consultoria financeira, realizada com 10 pessoas, com objetivo de identificar e auxiliar na resolução dos problemas rotineiros que envolvem o orçamento familiar. Concluindo, os resultados alcançados ao longo dos 4 anos, período de vigência do projeto, têm sido satisfatórios, cumprindo o propósito de tornar os jovens mais conscientes e capazes de tomar decisões sobre o melhor uso do dinheiro, adequado as suas necessidades, formando indivíduos propensos a adotar o planejamento financeiro.
Palavras-chave Finanças, Educação, Consultoria
Forma de apresentação..... Oral
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