Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Patrick Aparecido Rocha Faria
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Título Química Elevator: Um Jogo Digital para o Auxílio no Ensino de Química
Resumo As novas tecnologias inovaram a forma como realizamos nossas tarefas em diversas áreas. As inovações tecnológicas vieram para facilitar nossas atividade do cotidiano e auxiliar na aquisição de conhecimentos, influenciando diretamente na educação, possibilitando a utilização de diversas ferramentas, como os jogos digitais, para melhorar o ensino de várias disciplinas. Dentre elas a química, que é uma disciplina importante para a vida de um aluno, pois estuda a estrutura, composição, transformações e fenômenos de diferentes materiais com compõem o Mundo. Entretanto, além de ser considerada por muitos estudantes uma disciplina complicada, cheia de detalhes e necessitar de muito tempo para entender todos os conceitos, também ocorre uma falta de laboratórios e experimentos químicos nas escolas, o que acaba gerando uma desmotivação e desinteresse dos alunos em estudar essa disciplina. Como conseqüência disso, dados da INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) demonstraram a média da prova ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2014 aplicada para graduandos de bacharelado de licenciatura de química, e foi obtido uma baixa média de apenas 41,2 pontos, mostrando a necessidade de novas ferramentas para melhorar o ensino de química, como por exemplo os jogos digitais, que podem ser utilizados para suprir essa falta de laboratórios e experimentos químicos, devido ao se baixo custo e sua fácil utilização, além de motivar o estudante através de desafios, sentimento competitivo, cenários cheios de conteúdos da disciplina e uma empolgante narrativa, tudo isso aplicado de forma lúdica. O desenvolvimento desse jogo será baseado no processo ágil de desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual (SRV), pelo fato de ser ideal para o desenvolvimento de projetos de RV. O SRV é dividido entre cinco etapas, Análise de Requisitos, Projeto, Implementação, Avaliação e Implantação. Na Análise de Requisitos foram definidos as características do jogo, como seu storyboard, seu objetivo, requisitos básicos, etc. Na etapa do projeto foi escolhido as tecnologias utilizados na implementação do jogo, como a plataforma Unity3D, Photoshop, o banco de dados SQLite, entre outras. Na etapa da implementação foi desenvolvidos os scripts com toda a lógica de programação do jogo, utilizando da linguagem C#, mais a construção do banco de dados que armazenam as perguntas e respostas do jogo. Na etapa de avaliação, foram feitos testes durante o desenvolvimento do jogo e a apresentação do jogo na III Mostra de Jogos, a fim de avaliar sua usabilidade. Por fim, na etapa de implantação, o jogo ficará disponível no servidor da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba. Os resultados alcançados foram bastante satisfatórios, diante do objetivo proposto, mostrando ser uma ferramenta em potencial para o ensino-aprendizagem de química.
Palavras-chave Jogo educacional, Tabela periódica, Auxilio na aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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