- Normas para apresentação oral
- Normas para confecção e apresentação de painel
- Normas para elaboração dos resumos
O painel deverá ser confeccionado pelos autores, caso o resumo submetido ao SIA tenha sido aprovado para apresentação.
Dimensões do painel:
Largura: 90cm
Altura: 120cm
Itens que deverão constar no painel:
Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição;
Título (idêntico ao do resumo aceito);
Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;
Área temática e grande área;
Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão;
Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
Instituição de financiamento se houver.
Outras considerações:
O painel deverá apresentar clareza e ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;
As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.
A apresentação dos painéis será no dia 25 de outubro.
Os painéis deverão ser afixados pelos autores, até 15 minutos antes de sua apresentação.
Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel.
A apresentação do painel deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação pelo orientador.
O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do painel não ser avaliado.
O avaliador ficará em média 10 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.
O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.
O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.
O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema. A equipe do trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.
O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a).
O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.
Conteúdo dos resumos:
Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.
Importante:
Após digitação do resumo confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema.
A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.
Existem dez revistas na UFV que poderão publicar os melhores trabalhos do SIA desde que estejam dentro do seu escopo. A Comissão Organizadora enviará um ofício para o editor com indicação desse trabalho. Caso a revista tenha interesse em publicá-lo, será enviado um e-mail para o(a) primeiro(a) autor(a) e orientador(a), informando a disponibilidade da revista em publicar o artigo, com o e-mail do editor para contatos.