Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9187

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Barbara Zimerman dos Santos
Orientador RAQUEL SANTOS SOARES MENEZES
Título Sustentabilidade na Agricultura Familiar: uma abordagem de gênero
Resumo O projeto propõe o empoderamento feminino como meio de promover a transformação de uma comunidade rural, destacando-se a perspectiva de equidade de gênero, com o intuito de dar visibilidade às mulheres. Assim, como objetivo geral define-se: Empoderar mulheres rurais, aumentando sua participação nas atividades econômicas das pequenas propriedades do distrito de Chaves-MG, fundamentando-se na sustentabilidade. A partir da estruturação do Núcleo de Mulheres de Chaves, parte da OQS (Organização do Quadro Social) da CARPEC, o projeto teve início em maio de 2016 e atualmente ainda está em andamento, sendo realizados até o momento 13 encontros. Nos primeiros encontros, foi apresentado para o grupo de mulheres os objetivos do projeto, apontando quais seriam as entidades parceiras. Para a coleta de dados foram utilizadas como metodologias o jogo empresarial “Equilibrando Pratos”, Metodologias sensíveis ao gênero e metodologias ativas. Observou-se por meio desses métodos, reflexões sobre questões de gênero, relação com a comunidade e trabalho no campo, a relação de união entre as mulheres, e o potencial empreendedor do grupo. Com base nesses resultados, foram identificados os produtos desenvolvidos pelas mulheres, surgindo ideias de oportunidade de negócios. Assim foi aplicada a método do Canvas– modelo de negócios, sendo visualizada a oportunidade de comercialização dos produtos das mulheres da comunidade. Também foi aplicado um questionário, com o intuito de verificar informações sobre o grupo, por meio do qual identificou-se que as mulheres não possuíam conhecimentos acerca da gestão dos produtos produzidos, sendo necessárias capacitações em gestão de negócios. Verificou-se ainda que a percepção sobre sustentabilidade entre elas ainda era incipiente, sendo que o projeto contribuiu parcialmente para ampliar a consciência destas mulheres sobre a relevância deste tema. Com isso, foi estruturado um plano de ação e começaram as vendas unitárias dos produtos das mulheres de Chaves, o que consequentemente trouxe maior visibilidade para o projeto e vários resultados e desafios. Como o projeto ainda está em andamento, algumas ações estão ocorrendo: treinamentos e capacitações das mulheres; análise dos custos dos produtos; e a criação dos rótulos e do site. Até o momento, entre os principais resultados destacam-se:a conquista da Enactus UFV-CRP dos Editais da Walmart e Cargill, para o financiamento do projeto; o segundo lugar no Edital de Empoderamento Feminino da Walmart, no Evento Nacional Enactus Brasil 2017; a criação da logomarca Mulheres de Chaves; Participação na Fenacarpec com o estande “Espaço Mulheres de Chaves”; I Festival Gastronômico e Artesanal. Como metas e previsões futuras, espera-se mobilizar mais mulheres envolvidas no projeto, que até o momento são 10 efetivas; concluir as ações que estão em andamento; dar maior visibilidade às mulheres e comunidade, e futuramente, maior autonomia do negócio às Mulheres de Chaves.
Palavras-chave Empoderamento feminino, gênero, empreendedorismo
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,64 segundos.