Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laiane de Souza Vieira
Orientador THIAGO RODRIGUES SILAME
Outros membros JOAO ALFREDO COSTA DE CAMPOS MELO JUNIOR
Título O ecoar de uma voz urbana: a ditadura militar nos versos de Renato Russo
Resumo O ecoar de uma voz urbana: a ditadura militar nas letras de Renato Russo
Laiane de Souza Vieira
Thiago Rodrigues Silame
João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior

Na obra “História & Música” o historiador Marcos Napolitano (2002, p. 07) afirma que em boa parte do século XX a música tem sido “a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais”. Assim, a música tem se constituído cada vez mais como um universo simbólico carregado de significados, capaz de expressar os mais diversos tipos de emoções e cativar os mais variados públicos, se constituindo assim, de acordo com Brandão e Duarte (1995, pág. 07), como “umas das principais formas de manifestação cultural nas sociedades ocidentais”. Analisaremos aqui as canções “Geração Coca-Cola” e “Veraneio Vascaína” compostas por Renato Russo entre os anos de abertura e distensão política. Vocalista e letrista de uma das bandas de maior índice de vendagem de discos da gravadora EMI-Odeon, a Legião Urbana, Renato Russo se consolidou como um dos grandes ícones do rock brasileiro durante as décadas de 1980 e 1990. Com canções que transitam entre abordagens românticas e contestatórias, o compositor é visto por muitos como o “porta-voz” de sua geração. Nosso objetivo é aqui é compreender como o período de ditadura militar foi visto e retratado por Renato Russo nas canções “Geração Coca-Cola” e “Veraneio Vascaína”. Buscamos analisar nestas canções indícios que nos revelem a opinião do compositor sobre o período ditatorial em Brasília, sua experiência de vida e como esse período ficou marcado em sua memória. Assim, como metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e nos amparamos em pesquisas bibliográfica e documental. Ao analisarmos estas canções foi possível verificar que o compositor se posiciona ora de forma irônica, ora direta, contra o governo militar brasileiro, instaurado em 31 de março de 1964. O compositor expressa também sua aversão aos abusos policiais cometidos durante os governos militares e mostra um certo descontentamento com a geração dos anos 1980, que nasceu consumindo produtos culturais importados e pouco fez para mudar a situação política da época. Por fim, vemos como oportuna a realização de uma pesquisa que se volte para a análise artístico-cultural brasileira do período de transição entre Ditadura Militar e Redemocratização do Brasil, o que contribui com pesquisas firmadas na linha de pesquisa de história cultural.
Palavras-chave rock, canção, Renato Russo
Forma de apresentação..... Oral
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