ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História política e cultura |
Setor | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Laiane de Souza Vieira |
Orientador | THIAGO RODRIGUES SILAME |
Outros membros | JOAO ALFREDO COSTA DE CAMPOS MELO JUNIOR |
Título | O ecoar de uma voz urbana: a ditadura militar nos versos de Renato Russo |
Resumo | O ecoar de uma voz urbana: a ditadura militar nas letras de Renato Russo Laiane de Souza Vieira Thiago Rodrigues Silame João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior Na obra “História & Música” o historiador Marcos Napolitano (2002, p. 07) afirma que em boa parte do século XX a música tem sido “a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais”. Assim, a música tem se constituído cada vez mais como um universo simbólico carregado de significados, capaz de expressar os mais diversos tipos de emoções e cativar os mais variados públicos, se constituindo assim, de acordo com Brandão e Duarte (1995, pág. 07), como “umas das principais formas de manifestação cultural nas sociedades ocidentais”. Analisaremos aqui as canções “Geração Coca-Cola” e “Veraneio Vascaína” compostas por Renato Russo entre os anos de abertura e distensão política. Vocalista e letrista de uma das bandas de maior índice de vendagem de discos da gravadora EMI-Odeon, a Legião Urbana, Renato Russo se consolidou como um dos grandes ícones do rock brasileiro durante as décadas de 1980 e 1990. Com canções que transitam entre abordagens românticas e contestatórias, o compositor é visto por muitos como o “porta-voz” de sua geração. Nosso objetivo é aqui é compreender como o período de ditadura militar foi visto e retratado por Renato Russo nas canções “Geração Coca-Cola” e “Veraneio Vascaína”. Buscamos analisar nestas canções indícios que nos revelem a opinião do compositor sobre o período ditatorial em Brasília, sua experiência de vida e como esse período ficou marcado em sua memória. Assim, como metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e nos amparamos em pesquisas bibliográfica e documental. Ao analisarmos estas canções foi possível verificar que o compositor se posiciona ora de forma irônica, ora direta, contra o governo militar brasileiro, instaurado em 31 de março de 1964. O compositor expressa também sua aversão aos abusos policiais cometidos durante os governos militares e mostra um certo descontentamento com a geração dos anos 1980, que nasceu consumindo produtos culturais importados e pouco fez para mudar a situação política da época. Por fim, vemos como oportuna a realização de uma pesquisa que se volte para a análise artístico-cultural brasileira do período de transição entre Ditadura Militar e Redemocratização do Brasil, o que contribui com pesquisas firmadas na linha de pesquisa de história cultural. |
Palavras-chave | rock, canção, Renato Russo |
Forma de apresentação..... | Oral |