Resumo |
As estradas florestais são vitais para a colheita, fluxo de pessoas e transporte dos produtos da floresta até os centros urbanos. O transporte é responsável pela movimentação da madeira e representa até 60% do seu custo logístico. A maioria das estradas brasileiras não é planejada adequadamente, muitas vezes há ausência de um planejamento prévio, isso resulta em gastos maiores seja na construção das vias, ou na utilização das mesmas pelos veículos de transporte. Sob esta ótica, o objetivo deste presente trabalho foi desenvolver um modelo de simulação, utilizando Dinâmica de Sistemas, que propiciasse uma compreensão da dinâmica operacional de equipes de pavimentação de estradas rurais e florestais viabilizando a simulação de cenários – atual e hipotéticos – com enfoque na eficiência operacional das máquinas e seu reflexo no custo do quilômetro implementado. As atividades de implantação de estrada rural e florestal são divididas em cinco grupos que são executadas por um conjunto de máquinas, sendo as atividades: abertura de área; regularização de subleito da estrada; reforço da sub-base; revestimento da estrada; e corte e aterro. O modelo de simulação desenvolvido também foi dividido conforme os grupos de atividades. Os dados utilizados foram cedidos por uma empresa florestal situada no sul da Bahia. Nas simulações foi considerada a implantação de 1 km de estrada com 10 metros de largura (10.000 m2), com 5% da área com corte e aterro e espessura média de 0,3 cm de camada vegetal para ser retirada. No cenário atual, sem proposições de melhorias, o custo é de R$96.569,89 por quilômetro. O Cenário 1 e 2 propõe a melhoria de 5% e 10%, respectivamente, da eficiência operacional de todas as máquinas utilizadas. O resultado dos custos de implantação de 1 km é de R$ 92.149,59 e R$ 88.131,15, respectivamente, com reduções de 4,58% e 8,74% do custo total por quilômetro. Assim, para um trecho de 100 km é possível economizar R$442.030,00 no Cenário 1 e R$843.871,00 no Cenário 2 . |