Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9158

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriella Silva Melo
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Adriana Aparecida Ribeiro, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro
Resumo O tema educação Financeira tem sido alvo de discussões nos últimos anos, principalmente diante das oscilações da conjuntura econômica brasileira. Em épocas de abundância de recursos ou em períodos de escassez, necessário se faz um planejamento de receitas e gastos para que o indivíduo consiga alcançar significativa saúde financeira. Entretanto, questiona-se o nível de educação financeira da população e se estes a consideram relevante no atual ambiente econômico. Diante disso, o projeto se propões a promover atividades voltadas a educação financeira, com o intuito de orientar os jovens sobre a importância de compreender o tema e aplicá-lo em situações comuns, mas que podem ser prejudiciais, melhorando a relação que estes mantém, e sempre manterão, com o dinheiro. Procura-se destacar qual a melhor forma de tomar decisões diante dos recursos que se possui, com a finalidade de alcançar os objetivos traçados, o que provavelmente levará a melhora na qualidade de vida dos indivíduos uma vez que estes conseguem lidar melhor com problemas financeiros que ocorrem ao longo da vida. Ao disseminar conhecimento básico sobre educação financeira para os alunos do ensino médio do município de Rio Paranaíba e mesorregião do Alto Paranaíba, o projeto tem como propósito formar pessoas mais conscientes e comprometidas. No ano de 2017, foram realizadas 8 palestras introdutórias sobre “Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro” para os jovens da comunidade local na escola E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, em São Gotardo na escola E.E. São Pio X, além da E.E. Cel. Hermenegildo Ladeira situada no distrito de Guarda dos Ferreiros. O projeto abrangeu cerca de 345 estudantes do ensino médio, com debates e discussões sobre o tema, sendo que a coleta de dados para traçar a percepção dos alunos ocorreu a partir da aplicação de um questionário específico. Destes 345 participantes, foi obtido uma amostra de 173 questionários, sendo que 84% estão na faixa entre 15 a 19 anos de idade. 94,2% consideram importante possuir conhecimento sobre o assunto, mostrando que os jovens têm consciência da importância em se conhecimento sobre educação financeira. Uma das perguntas realizadas aos alunos foi se existe preocupação quanto ao comprometimento de sua renda ao realizar uma compra e 91,3% dos participantes responderam que sim. Talvez o fato do Brasil ter um elevado percentual de pessoas inadimplentes possa ter contribuído para essa resposta. Com os resultados encontrados pode-se observar que os alunos se preocupam em ter dificuldades financeiras. Os jovens identificam a importância de buscar educação em relação a área financeira e a relevância desse conhecimento no dia a dia, muitos têm perspectivas de ingressarem no ensino superior e buscam se organizarem financeiramente. Conclui-se que o propósito de tornar os jovens mais conscientes e capazes de fazerem escolhas favoráveis foi alcançado, formando indivíduos adeptos ao planejamento financeiro.
Palavras-chave Educação Financeira, dinheiro, aprendizagem
Forma de apresentação..... Oral
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