Resumo |
A área de Tecnologia da Informação (TI) apresenta reduções nas matrículas femininas desde a década de 80. Na tentativa de aumentar a presença das mulheres nos setores de TI, diversas organizações e trabalhos de pesquisa, tem investigado e discutido os fatores que levam á falta de interesse dessas mulheres pela área. Uma das razões, encontradas na literatura, é a carência de exemplos femininos a serem seguidos, por outro lado, associam o desinteresse à falta de conhecimento sobre os cursos de graduação em computação e as oportunidades de crescimento na carreira. O desinteresse das mulheres pela área de TI é percebido desde o momento da escolha do curso de graduação. Um exemplo pode ser observado no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba. Houve uma redução no percentual de alunas que ingressaram no curso de SI no período de 2011 (25%) a 2013 (13%). Na sequência, observa-se uma tendência de aumento até o ano de 2015 (19%), com uma leve queda em 2016 (14%) e um aumento significativo em 2017 (27%). Desta forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a ampliação da participação feminina na área de Computação e desenvolvimento de atividades junto às meninas da única escola de ensino médio do município de Rio Paranaíba MG. No início do projeto foi realizado um primeiro contato com as meninas do 2° e 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, com o intuito de explicá-las o que é o projeto e quais atividades seriam realizadas, na tentativa de captar um público-alvo. Neste momento, também foi realizado um estudo para saber o interesse na área e das 103 meninas que responderam o questionário apenas 12% indicou matemática como sua matéria preferida e apenas 2% sinalizou interesse na área de TI. Após ter conseguido o contato de algumas meninas, foi realizado dois encontros, ambos no centro de formação UAITEC do município. O primeiro encontro executado no mês de maio, consistiu na realização de uma palestra sobre os cursos e oportunidades existentes na UFV-CRP e uma dinâmica de computação desplugada sobre números binários, com o propósito de dar maior ênfase ao curso de Sistemas de Informação. Já o segundo encontro, efetuado no mês de junho, compreendeu na execução de uma oficina de prototipação em papel de aplicativos mobile, com a ideia de aproximar as meninas do ambiente computacional e estimular a criatividade. Mesmo com uma baixa participação das meninas durante os encontros, foi possível receber um retorno positivo das meninas que participaram. Com isso, foi possível apresentar para as meninas participantes dos dois encontros, sobre os objetivos do projeto e temas como números binários e prototipação de papel de forma lúdica. As próximas ações extencionistas a serem realizadas nesse projeto, correspondem a oficinas de prototipação de banco de dados e minicursos de desenvolvimento mobile, para aproximar essas meninas ainda mais da área de TI. |