ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Raniel Jose Luiz de Sousa |
Orientador |
DONIZETE APARECIDO BATISTA |
Título |
Cursinho Popular Preparatório Para o Enem no Campus de Rio Paranaíba: “perspectiva de uma Universidade Mais Pública” |
Resumo |
Os cursos pré-vestibulares comunitários ou populares se consolidaram no Brasil na década de noventa e têm como principal objetivo a democratização do ensino. Nos últimos anos é notória a intensificação da demanda pelo ensino superior em decorrência da expansão do ensino básico, da urbanização e das transformações do mercado de trabalho, com profundas repercussões no desemprego, sobretudo entre os jovens. As políticas de expansão mediante a privatização do ensino superior brasileiro não favoreceram o acesso dos egressos do ensino médio que dependem essencialmente do ensino público para prolongar sua escolarização. Nesse âmbito, o projeto tem como objetivos principais oportunizar a comunidade da cidade a novas perspectivas de inclusão social, capacitar os alunos ao enfrentamento do ENEM, buscando estratégias para adaptar-se ao modelo de Exame proposto, promover uma maior experiência para os futuros ingressos da universidade sobre os critérios de avaliação utilizados no ENEM e contribuir para o desenvolvimento de sua formação cultural. Ao decorrer do projeto foram realizadas várias ações como: elaboração do material didático, elaboração das fichas de inscrição, seleção de candidatos, seleção e convite de professores voluntários, realização de parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba e a Escola Doutor Adiron Gonçalves Boaventura e realização de aulas semanais de terça à quinta. Os resultados do projeto se resumem na aprovação dos alunos do cursinho nas universidades, na melhoria do processo instrutivo dos professores voluntários e na relação entre comunidade acadêmica e sociedade rioparanaibana. Dessa forma, conclui-se que, os pré-vestibulares populares fazem parte de iniciativas que vêm crescendo numericamente e ganhando visibilidade em um momento de grande discussão sobre o ensino superior brasileiro e suas grandes contradições. Os indicadores existentes permitem concluir que esses cursos vêm exercendo um papel importante na demanda e também no acesso ao ensino superior. Além disso, exercem uma função política ao denunciar a discriminação racial e desigualdades escolares e sociais. Os cursinhos populares representam a oportunidade de retomada dos estudos e ao mesmo tempo um espaço de sociabilidade e formação de subjetividades, particularmente quando os alunos envolvidos no projeto falam do valor simbólico que representa a continuidade dos estudos ou ainda das experiências sociais com colegas e professores do curso. |
Palavras-chave |
ENEM, ensino superior, inclusão social |
Forma de apresentação..... |
Painel |