Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Raniel Jose Luiz de Sousa
Orientador DONIZETE APARECIDO BATISTA
Título Cursinho Popular Preparatório Para o Enem no Campus de Rio Paranaíba: “perspectiva de uma Universidade Mais Pública”
Resumo Os cursos pré-vestibulares comunitários ou populares se consolidaram no Brasil na década de noventa e têm como principal objetivo a democratização do ensino. Nos últimos anos é notória a intensificação da demanda pelo ensino superior em decorrência da expansão do ensino básico, da urbanização e das transformações do mercado de trabalho, com profundas repercussões no desemprego, sobretudo entre os jovens. As políticas de expansão mediante a privatização do ensino superior brasileiro não favoreceram o acesso dos egressos do ensino médio que dependem essencialmente do ensino público para prolongar sua escolarização. Nesse âmbito, o projeto tem como objetivos principais oportunizar a comunidade da cidade a novas perspectivas de inclusão social, capacitar os alunos ao enfrentamento do ENEM, buscando estratégias para adaptar-se ao modelo de Exame proposto, promover uma maior experiência para os futuros ingressos da universidade sobre os critérios de avaliação utilizados no ENEM e contribuir para o desenvolvimento de sua formação cultural. Ao decorrer do projeto foram realizadas várias ações como: elaboração do material didático, elaboração das fichas de inscrição, seleção de candidatos, seleção e convite de professores voluntários, realização de parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba e a Escola Doutor Adiron Gonçalves Boaventura e realização de aulas semanais de terça à quinta. Os resultados do projeto se resumem na aprovação dos alunos do cursinho nas universidades, na melhoria do processo instrutivo dos professores voluntários e na relação entre comunidade acadêmica e sociedade rioparanaibana. Dessa forma, conclui-se que, os pré-vestibulares populares fazem parte de iniciativas que vêm crescendo numericamente e ganhando visibilidade em um momento de grande discussão sobre o ensino superior brasileiro e suas grandes contradições. Os indicadores existentes permitem concluir que esses cursos vêm exercendo um papel importante na demanda e também no acesso ao ensino superior. Além disso, exercem uma função política ao denunciar a discriminação racial e desigualdades escolares e sociais. Os cursinhos populares representam a oportunidade de retomada dos estudos e ao mesmo tempo um espaço de sociabilidade e formação de subjetividades, particularmente quando os alunos envolvidos no projeto falam do valor simbólico que representa a continuidade dos estudos ou ainda das experiências sociais com colegas e professores do curso.
Palavras-chave ENEM, ensino superior, inclusão social
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.