Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9144

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laiene Moreira Vieira
Orientador MEIRE DE OLIVEIRA BARBOSA
Outros membros Lenita da Cunha Sales, MARILIA LELIS RIBEIRO
Título Avaliação Antropométrica de Pré-Escolares de Escolas Privadas da Cidade de Rio Paranaíba/MG
Resumo INTRODUÇÃO: A obesidade infantil, atualmente, é considerada um problema de saúde pública em diversos países, favorecendo o desenvolvimento de dislipidemias em crianças. Casos de desnutrição também são descritos na população infantil. Considerando que os déficits ou os excessos nutricionais podem estar presentes na fase pré-escolar, o diagnóstico nutricional das crianças é o primeiro passo para o estabelecimento de ações de caráter promotor à vida saudável. Neste sentido, medidas antropométricas podem ser utilizadas para se avaliar mais precocemente o estado nutricional e de saúde. OBJETIVO: Realizar diagnóstico nutricional das crianças de 4 e 5 anos das escolas particulares de Rio Paranaíba - MG utilizando antropometria. MÉTODOS: Foram utilizados os índices antropométricos de IMC por idade (IMC/I), peso para idade (P/I), estatura para idade (E/I) e peso para estatura (P/E). As medidas de peso e estatura foram coletadas como recomendado por Frisancho (1990). O estado nutricional foi classificado segundo parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (2006). RESULTADOS: Participou desse estudo 27 crianças, o que representa 84,37% de um total de 32 alunos. Das crianças avaliadas, observou-se que 59,25% estavam eutróficas segundo indicador IMC/I, e 3,75% com obesidade. Quando avaliadas pelos indicador P/I, 92,72% apresentaram peso adequado para a idade e apenas 7,40% apresentaram peso elevado para a idade. Para o indicador E/I, todas as crianças apresentaram estatura adequada para a idade. Em relação ao indicador P/E, verificou-se que 29,62% estavam com magreza, 7,40% com risco de sobrepeso, 7,40 com magreza acentuada e 3,70% com sobrepeso. CONCLUSÃO: Diante do exposto, pode se observar que a maioria das crianção apresentam estado nutricional adequado. Entretanto faz se necessário trabalhar no ambiente escolar estratégias de educação nutrição, afim de evitar o desenvolvimento dos agravos do excesso de peso/ desnutrição nesse público, um vez que é possível modificar práticas alimentares não saudáveis.
Palavras-chave Pré-escolares, antropometria, educação nutricional
Forma de apresentação..... Painel
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