Resumo |
O objetivo deste trabalho foi a propositura de índices relacionados à satisfação e à percepção da população quanto aos serviços prestados de saneamento ambiental e a aplicação em uma cidade de pequeno porte do interior mineiro. Denominados, respectivamente, de índice de percepção geral (IPG) e índice de satisfação geral (ISG), tais parâmetros buscam complementar o ISA propiciando aos gestores municipais ou à companhia de saneamento, uma visão mais realista dos serviços de água, esgoto, drenagem urbana, resíduos sólidos e limpeza pública, ao considerar o usuário final. Para a realização desta pesquisa dispôs-se da elaboração e utilização de um questionário com questões objetivas e claras abarcando o saneamento ambiental. Não obstante, como observado em outras pesquisas, os valores obtidos pelo ISA podem qualificar de maneira inadequada condições do saneamento que não se observam na prática, já que seus sub-indicadores retratam de modo geral toda a cidade ou bairro, deixando de lado problemas pontuais ou frequentes como a falta de água; a descontinuidade de serviços de limpeza e varrição pública, tão quanto o descarte inadequado de resíduos; observados pelos usuários. A média obtida para a cidade em relação ao índice de percepção geral (IPG) foi de 0,82, indicando que os munícipes possuem conhecimento sobre os componentes do saneamento ambiental, trazendo maior confiabilidade aos dados analisados. Já para os índices de satisfação aos componentes do saneamento, a variação entre os valores obtidos foi elevada. Para o índice de satisfação ao sistema de abastecimento de água (ISSA), o valor encontrado fora de 0,58, representativo das falhas pontuais no abastecimento ou intermitência do mesmo em alguns bairros da cidade. Valores baixos também demonstraram os problemas municipais da limpeza urbana e manejo de águas pluviais, com o valor de 0,61 para o índice de satisfação da limpeza urbana (ISLU) e para a drenagem (ISDU) no valor de 0,26. Quanto ao índice de satisfação ao sistema de esgotamento sanitário (ISES), caracterizando a cobertura da rede, o valor fora de 0,98. Tais resultados, obtidos em nível de bairro, possibilitam à gestão municipal e à concessionária, um diagnóstico do saneamento por meio da percepção e satisfação dos usuários apontando bairros com deficiências e que necessitam de intervenções para melhoria da prestação dos serviços. Ressalta-se que o questionário construído tão quanto os índices propostos são ponto de partida ou contribuição ao processo de análise do saneamento ambiental em municípios brasileiros, podendo ser ajustado consoante as necessidades locais. |