Resumo |
Este projeto visa despertar nos alunos das escolas de ensino fundamental de Carmo do Paranaíba/MG o interesse pelo tema cooperativismo, de forma que estes sejam multiplicadores em suas unidades familiares e no meio em que vivem. A metodologia usada foi programada em forma de encontros mensais realizados nas escolas. Inicialmente foram introduzidos conceitos básicos referentes ao que significa cooperativismo, de forma a situar o estudante em relação ao assunto, bem como explorar as experiências e o conhecimento prévio desse público. Posteriormente, foram desenvolvidas oficinas visando favorecer a aprendizagem do estudante, de forma participativa, dialógica, vinculando a teoria com a prática e valorizando a formação cidadã. Foram utilizadas dinâmicas, atividades coletivas e individuais. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães e na Escola Estadual Amadeu Gonçalves Boaventura, contemplando um total de 254 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. As seguintes atividades foram realizadas: apresentação do projeto às escolas, compreensão do símbolo do cooperativismo e seu respectivo significado, desenvolvimento de dinâmica de grupo, visando a compreensão do que vem a ser cooperação e sua importância para o trabalho em grupo, utilizando como dinâmica a montagem de um quebra-cabeça. O fechamento do tema cooperação e sua importância para o trabalho em grupo foi por meio de uma gincana solidária, na qual os alunos arrecadaram alimentos e fraldas geriátricas destinados a APAE do município de Carmo do Paranaíba/MG. No total foram arrecadados 628 itens, entre eles fraldas geriátricas, leite e uma variedade de biscoitos. O resultado da gincana demonstrou na prática a compreensão por parte dos alunos em relação ao verdadeiro significado de cooperação e de solidariedade, visto que foi uma ação social que envolveu alunos e comunidade. Foi possível perceber que está sendo desenvolvido nos alunos o censo crítico sobre a importância da cooperação para a sociedade e para a comunidade em que estão inseridos. |