Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9130

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lenita da Cunha Sales
Orientador MARILIA LELIS RIBEIRO
Outros membros Laiene Moreira Vieira
Título Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para melhoria da escolhas alimentares relacionadas a frutas e hortaliças de pré-escolares de Rio Paranaíba-MG.
Resumo INTRODUÇÃO: A fase pré-escolar constitui um importante momento de sedimentação de hábitos e adicionalmente o ambiente escolar correspondente a um ambiente favorável para realização de ações voltadas para práticas alimentares saudáveis, contribuindo para o aprendizado e adoção de hábitos de forma coletiva. OBJETIVO: Familiarizar pré-escolares que frequentam pré-escola em Rio Paranaíba-MG com frutas e hortaliças. METODOLOGIA: As atividades foram realizadas com crianças de 4 a 5 anos de duas escolas privadas de educação infantil em Rio Paranaíba-MG, após consentimento dos pais mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi utilizado um questionário de frequência de consumo alimentar para conhecer o consumo alimentar dos pré-escolares. Este questionário foi preenchido pelos responsáveis das crianças antes de iniciar o estudo e após a última atividade de educação nutricional. As atividades de educação nutricional foram realizadas semanalmente com duração de aproximadamente uma hora no ambiente escolar. Foram utilizadas estratégias lúdicas mediante 6 dinâmicas: (1) Conhecendo os alimentos, onde foram apresentados alguns alimentos (in natura e processados) de todos grupos de alimentos da pirâmide alimentar, (2) Mini Mercado, onde as crianças simularam uma compra em um mercado composto com imagens impressas de produtos alimentícios, (3) Montando seu lanche, realizada com base nas escolhas da dinâmica 2, (4) Pirâmide alimentar, com apresentado da pirâmide alimentar e explicação sobre a importância de cada grupo de alimentos, (5) Degustação às cegas – O que é o que é, onde as crianças identificaram os alimentos pelo aroma e sabor, de olhos vendados, e (6) Baile de Máscaras, a fim de demonstrar que alimentos de cores semelhantes podem ser substitutos entre si com manutenção dos benefícios. RESULTADOS: Devido a submissão do projeto ao comitê de Ética e sua aprovação somente no mês de julho, a execução das oficinas se dará nos meses de agosto a outubro. Contudo, a partir da análise do consumo alimentar das crianças foi possível notar os alimentos mais e menos consumidos. Os alimentos mais consumidos foram leite, iogurte e frutas, e os menos aceitos foram os vegetais e as leguminosas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O consumo alimentar dos pré-escolares podem melhorar no sentido de aumentar o consumo de vegetais e leguminosas, o que pode ser alcançado pelas atividades de Educação Nutricional propostas, que enfatizam o consumo de frutas e hortaliças. Espera-se que a realização das atividades de forma lúdica, coletiva e no ambiente escolar facilite a realização das atividades e participação das crianças.
Palavras-chave Educação Alimentar e Nutricional, Hábitos Alimentares, Pré-Escolar
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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