Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9120

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cibele Mara Fonseca
Orientador TACITO TRINDADE DE ARAUJO TIBURTINO NEVES
Título Um Estudo da Aplicação de Técnicas de Visualização de Informação sobre Dados de Saúde
Resumo Atualmente uma grande quantidade de dados é gerada. Conhecimentos úteis podem ser extraídos desses dados. Vários dados médicos são gerados diariamente, sejam em forma de atributos numéricos ou registros de saúde do paciente. A descoberta de conhecimento sobre bases de dados de saúde se demonstra útil no cenário atual onde uma grande quantidade de dados tem sido gerada, pois extrai conhecimentos úteis que ficariam escondidos caso essas bases não fossem analisadas.
A visualização de informação tem se demonstrado importante em ferramentas de descoberta de conhecimento. Esta amplia a cognição humana através da utilização de mapas visuais e pode se tornar uma poderosa ferramenta na área da saúde. A visualização permite a interação do usuário no processo de análise dos dados, possibilitando que o mesmo contribua com o seu conhecimento para a realização de uma melhor análise.
O SUS disponibiliza ao cidadão através do TABNET, dados de saúde coletados em todo país através dos Sistemas de Informação implantados pelo DATASUS. Esses sistemas armazenam dados sobre mortalidade, nascidos vivos, epidemiologias, internações hospitalares, entre outros. As bases de dados desses Sistemas de Informação possuem grande potencial para a aplicação de técnicas de visualização de informação com o objetivo de se extrair conhecimento.
Uma base de dados será gerada a partir dos dados disponibilizados no TABNET. Após a elaboração da base de dados, técnicas de visualização de informação serão aplicadas sobre esses dados por meio de ferramentas como a PEx (Projection Explorer), gerando assim, mapeamentos visuais para análise. Um arcabouço computacional será utilizado para manipular a base de dados, gerando como saída arquivos de formato suportado pelas ferramentas a serem utilizadas. Os resultados dos experimentos serão avaliados através de métricas de avaliação de projeção. Depois da avaliação, os mapeamentos gerados serão analisados com o objetivo de se extrair conhecimento.
A visualização de dados de saúde pode identificar padrões, tendências, agrupamentos e anomalias presentes nesses dados. Ainda pouco explorada, a visualização de informação em dados de saúde possui grande potencial para análise desses dados, a fim de contribuir com o conhecimento necessário para ajudar no planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde, como planos de prevenção de doenças, além de apoiar intervenções para a melhora do sistema de saúde do país.
Palavras-chave visualização de informação, projeção multidimensional, dados de saúde
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.