Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9098

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Breno Figueiredo Nunes
Orientador TACITO TRINDADE DE ARAUJO TIBURTINO NEVES
Título LiveVis: um arcabouço computacional para auxiliar no processo de criação de mapas visuais
Resumo Os avanços da tecnologia e redução dos custos de armazenamento tornam cada vez mais fácil o acúmulo dados para inúmeras aplicações e finalidades. Gradativamente, o volume de dados proveniente das mais distintas áreas de atividade humana cresce, e seu estudo possibilita compreender, melhorar e evoluir tais atividades através do processo de descoberta de conhecimento. Mas apesar da disponibilidade de dados, o uso dos mesmos para a produção de conhecimento continua sendo uma tarefa árdua. O processo de extração de informações em conjuntos de dados multidimensionais exige o uso de técnicas que apresentam alta complexidade e custo computacional elevado para grandes conjuntos. Nessas situações, a habilidade do analista é uma parte fundamental do processo de extração de informações, e por causa disso a utilização de técnicas interativas de projeção multidimensional tem se tornado cada vez mais popular. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é proporcionar aos analistas uma maneira de melhorar os mapas visuais projetados a partir de um conjunto de dados. Isso será alcançado através da implementação de uma ferramenta que permita ao analista verificar em tempo real a qualidade da projeção gerada a partir de suas manipulações sobre uma amostra representativa dos objetos no conjunto de dados.

Originalmente, a visualização era considerada uma sub-área da computação gráfica, devido ao uso de aspectos gráficos para produção e exibição de informações por meio de imagens. Todavia, o campo da visualização é mais que apenas gráficos computacionais. Enquanto a computação gráfica é utilizada para definir e gerar gráficos usados para comunicar a informação, a visualização trata das fontes de dados e a maneira como os usuários interagem e interpretam os mesmos. O foco da visualização é a comunicação efetiva da informação. Contudo, a utilização exclusiva de visualizações nem sempre é capaz de solucionar o problema abordado pelo analista. Com o aumento do poder computacional e redução dos custos de armazenamento, tem-se observado cada vez mais o acúmulo de expressivas quantidades de dados com alta dimensionalidade que exigem do analista enorme técnica para extração de informações.

O uso de técnicas confiáveis para projeção de dados multidimensionais aliado a capacidade de manipulação do pontos projetados em tempo real oferecem ao analista os instrumentos necessários para compreender a verdadeira natureza de seu conjunto de dados. Este trabalho busca corroborar tal premissa através da aplicação de métricas para verificação da qualidade de mapas visuais gerados a partir de técnicas de projeção multidimensional.
Palavras-chave visualização da informação, projeções multidimensionais, interação do usuário
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.