Resumo |
Este projeto tem como objetivo disseminar de maneira interativa para alunos da comunidade rural do entorno de Rio Paranaíba, na faixa etária de 14 a 17 anos, o senso crítico sobre a importância de conhecimentos básicos das leis trabalhistas e direitos previdenciários e, ainda, conscientizá-los sobre suas atuações e deveres como agentes responsáveis na transformação social. A proposta é direcionada exclusivamente para os alunos da comunidade rural e neste sentido acrescentar a educação voltada para os direitos trabalhistas como atividades extensionistas para os discentes da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, situada no Município de Rio Paranaíba-MG. Metodologicamente as atividades pedagógicas foram desenvolvidas, quinzenalmente, no período da tarde nas turmas de período integral da escola em questão. Os jovens foram divididos em grupos de trabalho e receberam atividades próprias para sua idade, com o grau de aprofundamento necessário. Bolsista, professora e os monitores interagiram com os jovens baseados na literatura a respeito da educação trabalhista no Brasil. O material didático foi preparado no intervalo das duas semanas entre cada atividade, com duração de um período. Vídeos a respeito do trabalho informal envolvendo crianças e adolescentes foram apresentados. Aulas em Power point abordando conteúdos sobre direitos trabalhistas e previdenciários foram ministradas. Os resultados alcançados até julho/2017, primeira etapa do projeto, foram alcançados plenamente e permitem perceber maior interação entre a UFV e a comunidade de RP e tendências à redução, em curto prazo, do volume de trabalho informal de adolescentes da zona rural da Cidade de Rio Paranaíba. Observa-se, ainda, maior compreensão e entendimento dos direitos e deveres trabalhistas dos adolescentes envolvidos. O resultado deste implica, futuramente, em prevenções de irregularidades nas contratações e demissões de trabalhadores, redução de custos, fraudes e geração de passivos trabalhistas (reclamações trabalhistas). As metas parciais alcançadas refletem na melhoria da conscientização dos direitos trabalhistas e previdenciários e a disponibilidade dos participantes deste projeto em atuar como agentes multiplicadores e transformadores, responsáveis por expor, de maneira clara o seu entendimento sobre as leis trabalhistas no Brasil através da realização de mostras de trabalho na escola, com intuito de integrar a escola e também a família dos alunos. Pode-se concluir de acordo com a avaliação da equipe do projeto que os impactos e efeitos parciais alcançados permitem inferir que a comunidade envolvida assimilou maior conhecimento sobre o direito trabalhista, fez-se notar o desenvolvimento de senso crítico e conhecimento do tema com reflexos positivos no estímulo a novas pesquisas e debates. |