Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9075

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luís Fernando de Resende Moura
Orientador MARIA AUXILIADORA DA SILVA
Outros membros Ana Paula da Silva
Título AS LEIS TRABALHISTAS E DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS: conhecimentos extracurriculares aplicados para alunos do ensino médio.
Resumo Este projeto tem como objetivo disseminar de maneira interativa para alunos da comunidade rural do entorno de Rio Paranaíba, na faixa etária de 14 a 17 anos, o senso crítico sobre a importância de conhecimentos básicos das leis trabalhistas e direitos previdenciários e, ainda, conscientizá-los sobre suas atuações e deveres como agentes responsáveis na transformação social. A proposta é direcionada exclusivamente para os alunos da comunidade rural e neste sentido acrescentar a educação voltada para os direitos trabalhistas como atividades extensionistas para os discentes da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, situada no Município de Rio Paranaíba-MG. Metodologicamente as atividades pedagógicas foram desenvolvidas, quinzenalmente, no período da tarde nas turmas de período integral da escola em questão. Os jovens foram divididos em grupos de trabalho e receberam atividades próprias para sua idade, com o grau de aprofundamento necessário. Bolsista, professora e os monitores interagiram com os jovens baseados na literatura a respeito da educação trabalhista no Brasil. O material didático foi preparado no intervalo das duas semanas entre cada atividade, com duração de um período. Vídeos a respeito do trabalho informal envolvendo crianças e adolescentes foram apresentados. Aulas em Power point abordando conteúdos sobre direitos trabalhistas e previdenciários foram ministradas. Os resultados alcançados até julho/2017, primeira etapa do projeto, foram alcançados plenamente e permitem perceber maior interação entre a UFV e a comunidade de RP e tendências à redução, em curto prazo, do volume de trabalho informal de adolescentes da zona rural da Cidade de Rio Paranaíba. Observa-se, ainda, maior compreensão e entendimento dos direitos e deveres trabalhistas dos adolescentes envolvidos. O resultado deste implica, futuramente, em prevenções de irregularidades nas contratações e demissões de trabalhadores, redução de custos, fraudes e geração de passivos trabalhistas (reclamações trabalhistas). As metas parciais alcançadas refletem na melhoria da conscientização dos direitos trabalhistas e previdenciários e a disponibilidade dos participantes deste projeto em atuar como agentes multiplicadores e transformadores, responsáveis por expor, de maneira clara o seu entendimento sobre as leis trabalhistas no Brasil através da realização de mostras de trabalho na escola, com intuito de integrar a escola e também a família dos alunos. Pode-se concluir de acordo com a avaliação da equipe do projeto que os impactos e efeitos parciais alcançados permitem inferir que a comunidade envolvida assimilou maior conhecimento sobre o direito trabalhista, fez-se notar o desenvolvimento de senso crítico e conhecimento do tema com reflexos positivos no estímulo a novas pesquisas e debates.
Palavras-chave Leis Trabalhista, Direito Previdenciário, Educação.
Forma de apresentação..... Oral
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