Resumo |
O presente artigo relata a experiência e os dados colhidos com o desenvolvimento do projeto de ensino aplicado na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, denominado “Metodologia ativa no ensino jurídico para outros cursos de graduação”. O referido projeto teve início em agosto de 2016 e término em julho de 2017. Apresentou como objetivo desenvolver uma nova metodologia de ensino nas aulas de direito. O orientador do projeto e também professor de Direito colocou em prática novos métodos de ensino para melhorar a didática e o aprendizado dos alunos, as disciplinas nas quais foram aplicadas a nova metodologia são: Instituições de Direito, Legislação tributária, Direito Ambiental, Direito Agrário e legislação de terras. Os alunos presentes nas disciplinas fazem cursos diversificados que são: Administração, Engenharia Agrônoma, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de produção, pois essas disciplinas são essências para esses cursos, pois os alunos necessitam entender sobre as normas jurídicas tanto para a vida profissional quanto social. A metodologia da pesquisa é um detalhamento das técnicas cientificas que foram executadas na pesquisa, de tal forma que consiga alcançar os objetivos propostos com o trabalho e também proporcionar confiabilidade de informações. O projeto teve como pesquisa a bibliográfica pois o suporte utilizado para o desenvolvimento do projeto foi livros e artigos científicos, com assuntos relacionados a metodologia ativa e ao direito. Observa-se que a pesquisa é considerada descritiva, pois durante o desenvolvimento das atividades houve uma preocupação em analisar os dados, interpretá-los e registra-los sem que houvesse interferência do pesquisador. Um dos métodos utilizados foi a coleta de dados, pois através dela foi possível criar questionários estruturados, com perguntas simples e diretas para se ter um resultado mais preciso. O referido projeto foi relevante uma vez que possibilitou ao discente e aos alunos uma nova didática, que facilitou o esmiuçar da matéria e que aprimorou os métodos de ensino, e auxiliou no aprendizado tornando-o mais interessante. |