Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

24 a 26 de outubro de 2017

Trabalho 9074

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Paula Eliene de Souza
Orientador CRISTIANO PACHECO DE DEUS MUNDIM
Título Metodologia ativa no ensino jurídico para outros cursos de graduação
Resumo O presente artigo relata a experiência e os dados colhidos com o desenvolvimento do projeto de ensino aplicado na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, denominado “Metodologia ativa no ensino jurídico para outros cursos de graduação”. O referido projeto teve início em agosto de 2016 e término em julho de 2017. Apresentou como objetivo desenvolver uma nova metodologia de ensino nas aulas de direito. O orientador do projeto e também professor de Direito colocou em prática novos métodos de ensino para melhorar a didática e o aprendizado dos alunos, as disciplinas nas quais foram aplicadas a nova metodologia são: Instituições de Direito, Legislação tributária, Direito Ambiental, Direito Agrário e legislação de terras. Os alunos presentes nas disciplinas fazem cursos diversificados que são: Administração, Engenharia Agrônoma, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de produção, pois essas disciplinas são essências para esses cursos, pois os alunos necessitam entender sobre as normas jurídicas tanto para a vida profissional quanto social. A metodologia da pesquisa é um detalhamento das técnicas cientificas que foram executadas na pesquisa, de tal forma que consiga alcançar os objetivos propostos com o trabalho e também proporcionar confiabilidade de informações. O projeto teve como pesquisa a bibliográfica pois o suporte utilizado para o desenvolvimento do projeto foi livros e artigos científicos, com assuntos relacionados a metodologia ativa e ao direito. Observa-se que a pesquisa é considerada descritiva, pois durante o desenvolvimento das atividades houve uma preocupação em analisar os dados, interpretá-los e registra-los sem que houvesse interferência do pesquisador. Um dos métodos utilizados foi a coleta de dados, pois através dela foi possível criar questionários estruturados, com perguntas simples e diretas para se ter um resultado mais preciso. O referido projeto foi relevante uma vez que possibilitou ao discente e aos alunos uma nova didática, que facilitou o esmiuçar da matéria e que aprimorou os métodos de ensino, e auxiliou no aprendizado tornando-o mais interessante.
Palavras-chave metodologia ativa, direito, ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.