Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5426

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Deborah Cristina Pimenta
Orientador LUCAS MARTINS GUIMARÃES
Outros membros Ana Carolina Lanne Melo, Bruno Porto Carneiro, Luís Guilherme de Oliveira
Título Solos na escola - uma experiência na cidade de Rio Paranaíba
Resumo Existem inúmeras formas para ensinar o tema solo tanto no meio urbano quanto no meio rural, e uma abordagem interdisciplinar faz com que os alunos adquiram maior interesse no estudo do solo e consigam melhor entender o papel e as funções que exerce no meio ambiente, permitindo a aquisição e aumento da necessária consciência ecológica. O Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola foi inicialmente desenvolvido pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR e têm sido praticado por vários núcleos universitários por todo Brasil, com o objetivo de dar um tratamento simplificado aos assuntos tratados, como uma maneira de maximizar a sua compreensão, porém sem descuidar do rigor científico. Em Rio Paranaíba, foi formado um grupo com alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba e estudaram-se condições de viabilizar o projeto nas escolas da cidade. Inicialmente foi exposto o projeto para a diretoria da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura e junto aos professores de Ciências e Geografia, elaborou-se uma estratégia para aplicar o projeto para nove turmas entre o sexto e nono ano do ensino fundamental. O projeto consta de doze práticas (retenção da água pelo solo, porosidade do solo, conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas, salinidade do solo, erosão eólica e hídrica do solo, atividade microbiana no solo- respiração, pH do solo, infiltração e retenção de água no solo, coleção de cores de solos-colorteca, consistência do solo, ar do solo, cargas do solo). Foram montados quites práticos com materiais simples e com solos da região do Alto Paranaíba e Zona da Mata. As turmas continham no máximo vinte alunos, para que todos participassem das práticas de forma efetiva. O projeto teve boa aceitação pelos alunos e professores e continua em desenvolvimento, abrangendo outra escola a partir do mês de setembro de 2015. Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural e as experiências desenvolvidas mostraram que os alunos e professores podem ser estimulados a mudar este quadro, incluindo o solo dentro das preocupações ambientais da escola e, por extensão, da sociedade brasileira.
Palavras-chave Solos na escola, Rio Paranaíba, UFV
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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