Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5422

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Anna Carolina Barbosa
Orientador MARCOS PAULO DE OLIVEIRA LOUREIRO
Outros membros LIZIANE SANTOS SOARES
Título Robótica Educacional usada como ferramenta motivacional para atrair mulheres para os cursos tecnológicos e engenharias
Resumo O conceito de tecnologia está, muitas vezes, relacionado ao universo masculino. Desde a revolução industrial, quando surgiu a necessidade de mão de obra específica para operar o maquinário, até o desenvolvimento da internet e das tecnologias digitais, as carreiras voltadas à tecnologia tem uma característica histórica de atrais mais homens. Algumas pesquisas apontam que no Brasil apenas 20 % das vagas do mercado de trabalho voltadas à tecnologia são preenchidas por mulheres. Em um estudo realizado por pesquisadores dos Departamentos de Economia Rural e Doméstica da UFV foi apontado que os cursos relacionados às atividades voltadas para o mercado de produtos artesanais e de processamento de alimentos, são predominantemente frequentados por mulheres, enquanto naqueles relativos às atividades voltadas para o mercado de produtos de criação animal e de produção vegetal, cursos agrupados no tema da tecnologia na agricultura, prevalece a participação masculina. Um dos fatores que justificam esta baixa presença de mulheres em cursos técnicos está relacionado à questões de fundo cultural e social, por existirem ainda muitos preconceitos arraigados em nossa sociedade, o que acaba delimitando o conhecimento científico e técnico como áreas restritas ao universo masculino. Afim de contribuir para a mudança deste cenário, apresentamos este projeto aos alunos da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, no município de Rio Parnaíba. A Robótica Educacional é uma ferramenta que vem surgindo no cenário nacional como uma forma de atrair mais o interesse dos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvam de forma mais lúdica e interativa suas habilidade cognitivas. Ao mesmo tempo, ter o contato com este tipo de tecnologia pode influenciar o aluno a ingressar em cursos voltados às áreas tecnológicas. Ainda sim, iniciativas gerais de projetos de robótica podem não surtir efeito dentro do universo feminino. Este fato não tem nada a ver com a capacidade cognitiva de um determinado gênero, mas sim com interesses individuais alguma vezes induzidos por questões culturais. Focamos as ações deste projeto no desenvolvimento de protótipos capazes de atrair a atenção, principalmente, de mulheres para as áreas tecnológicas.
Palavras-chave Robótica Educacional, Mulheres, Tecnologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.