Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5420

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isadora Juvêncio Domingos
Orientador LIZIANE SANTOS SOARES
Outros membros ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO, RACHEL CARLOS DUQUE REIS
Título MENINAS ++: atraindo mulheres para a área de computação com a participação de estudante do ensino médio
Resumo O projeto Meninas ++ tem a proposta de desenvolver uma iniciativa na única escola de ensino médio do município de Rio Paranaíba com ações para atrair mulheres para a área de Computação. Dentre as ações desenvolvidas, encontram-se: complementação da pesquisa do projeto anterior com novos trabalhos que abordam o problema de escassez de mulheres na área de TI, bem como as soluções para o problema; aplicação de questionário para os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura com o objetivo de realizar uma investigação sobre as razões que geram o desinteresse de mulheres na área de computação; trabalho vocacional (através de evento na escola) com os alunos matriculados no ensino médio com o objetivo de oferecer uma visão geral sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFV-CRP, as áreas do conhecimento e foco nas diferenças entre os cursos da área de Computação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação), ressaltando sempre a importância da presença feminina na área de computação. Durante o trabalho vocacional os estudantes assistiram depoimentos de estudantes de todos os cursos oferecidos pela UFV-CRP, apresentação das oportunidades oferecidas durante a graduação; promoção de palestras educativas e explicativas, abrangendo relatos de experiência com a participação de mulheres da área de TI e desenvolvimento de dinâmicas. Percebe-se que durante as palestras e dinâmicas os estudantes, principalmente os de sexo feminino, são participativos e demonstram interesse em conhecer mais sobre a área de computação. Através da mídia social os estudantes do ensino médio são estimulados a interagir e conhecer mais sobre o projeto. O sucesso das atividades desenvolvidas na escola está diretamente relacionado à aceitação do projeto por parte dos alunos. Desta forma, popularizar o projeto entre os alunos e promover sua aceitação é muito importante. Observa-se que a participação de um ou mais estudantes da escola na equipe do projeto, facilita a interação com os alunos da escola. O papel da estudante do ensino médio na equipe consiste em divulgar o projeto entre os alunos e ser um elo entre eles e o projeto. A participação de um estudante do ensino médio que esteja inserido no meio dos estudantes e fale a mesma linguagem que eles, auxilia a equipe do projeto a obter feedback e atingir esse público jovem que possui uma forma própria de se comunicar. Nota-se que o projeto tem gerado impactos positivos. Espera-se despertar o interesse dos alunos, em particular de talentos do sexo feminino, para a área de TI, cujo mercado de trabalho apresenta carência de profissionais qualificados para preenchimento das vagas. Além disso, as atividades viabilizam uma formação extracurricular que a escola em questão não oferece atualmente, e que será altamente útil na escolha da profissão destes alunos, além de aproximar os alunos participantes do projeto do ambiente da universidade.
Palavras-chave mulheres em TI, carreira, formação profissional
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.