Resumo |
O projeto Meninas ++ tem a proposta de desenvolver uma iniciativa na única escola de ensino médio do município de Rio Paranaíba com ações para atrair mulheres para a área de Computação. Dentre as ações desenvolvidas, encontram-se: complementação da pesquisa do projeto anterior com novos trabalhos que abordam o problema de escassez de mulheres na área de TI, bem como as soluções para o problema; aplicação de questionário para os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura com o objetivo de realizar uma investigação sobre as razões que geram o desinteresse de mulheres na área de computação; trabalho vocacional (através de evento na escola) com os alunos matriculados no ensino médio com o objetivo de oferecer uma visão geral sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFV-CRP, as áreas do conhecimento e foco nas diferenças entre os cursos da área de Computação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação), ressaltando sempre a importância da presença feminina na área de computação. Durante o trabalho vocacional os estudantes assistiram depoimentos de estudantes de todos os cursos oferecidos pela UFV-CRP, apresentação das oportunidades oferecidas durante a graduação; promoção de palestras educativas e explicativas, abrangendo relatos de experiência com a participação de mulheres da área de TI e desenvolvimento de dinâmicas. Percebe-se que durante as palestras e dinâmicas os estudantes, principalmente os de sexo feminino, são participativos e demonstram interesse em conhecer mais sobre a área de computação. Através da mídia social os estudantes do ensino médio são estimulados a interagir e conhecer mais sobre o projeto. O sucesso das atividades desenvolvidas na escola está diretamente relacionado à aceitação do projeto por parte dos alunos. Desta forma, popularizar o projeto entre os alunos e promover sua aceitação é muito importante. Observa-se que a participação de um ou mais estudantes da escola na equipe do projeto, facilita a interação com os alunos da escola. O papel da estudante do ensino médio na equipe consiste em divulgar o projeto entre os alunos e ser um elo entre eles e o projeto. A participação de um estudante do ensino médio que esteja inserido no meio dos estudantes e fale a mesma linguagem que eles, auxilia a equipe do projeto a obter feedback e atingir esse público jovem que possui uma forma própria de se comunicar. Nota-se que o projeto tem gerado impactos positivos. Espera-se despertar o interesse dos alunos, em particular de talentos do sexo feminino, para a área de TI, cujo mercado de trabalho apresenta carência de profissionais qualificados para preenchimento das vagas. Além disso, as atividades viabilizam uma formação extracurricular que a escola em questão não oferece atualmente, e que será altamente útil na escolha da profissão destes alunos, além de aproximar os alunos participantes do projeto do ambiente da universidade. |