Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5411

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Franklin Denis Lopes Vial
Orientador PAULO NOGUEIRA ANDRADE GODOI
Outros membros MARIA CLAUDIA SOUSA ALVARENGA
Título DÓ, RÉ, MI, FAz aprender melhor!
Resumo A legislação brasileira tem considerado a importância de oferecer aos alunos da educação básica conteúdos que incluam o ensino da arte. A Lei n° 11.769 de 18 de agosto de 2008, coloca a música como conteúdo obrigatório na Educação Básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, com duração de nove anos e três anos, respectivamente. No conjunto desse processo, os docentes e discente envolvidos nesse projeto contribuem para iniciar a inserção da educação musical na Escola Municipal Padre Goulart, através do ensino do uso do instrumento “flauta doce”. A inclusão da educação musical na escola em Rio Paranaíba-MG, por meio do ensino do instrumento tem gerado uma oportunidade para fortalecer as atividades culturais existentes na cidade. A aquisição das flautas foi realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba, e os demais recursos financeiros para a manutenção e expansão do projeto foram buscados junto a órgãos públicos e privados do município. As aulas são ministradas duas vezes por semana, atendendo todos os alunos da turma do tempo integral matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Eventualmente alguns desses jovens vivem temporariamente no abrigo municipal, uma espécie de orfanato, pois estavam em estado de abandono pela família e a Justiça determinou a transferência da custódia temporária para o poder público. O projeto vem proporcionando aos alunos desenvolvimento nas capacidades, habilidades e competências em música, e auxiliando-os ainda em fase de escolarização básica. Dessa forma, os alunos se sentem familiarizados e motivados com a iniciativa, uma vez que eles estão aptos a tocarem as músicas “O sapo não lava o pé”, e também, “Ode Alegria”, a nona sinfonia de Beethoven. Já fazem exercícios sonoros, apresentações em sala de aula, tocam nota por nota, e expõem a diferença de notas graves e agudas. A ação do ensino da flauta doce tem impactado na comunidade, sendo uma ação que de fato tem fortalecido laços entre a universidade e a comunidade e pode ser vista como uma grande oportunidade, visto que a escola Padre Goulart foi escolhida para fazer parte dessa integração, e, hoje ela é a única escola municipal a ter as aulas de música na cidade de Rio Paranaíba. Os alunos se sentem ansiosos e muito interessados a aprenderem, segundo eles, uns querem ser músicos e essa oportunidade poderá ser um ponto de partida para o sucesso musical, pois grande parte deles não tem condições financeiras para dar continuidade ao aprendizado em escolas de músicas. O projeto ainda está em andamento, com alguns objetivos para serem alcançados nesse próximo período. Portanto, ele vem oferecendo transformações, principalmente pelo impacto social – o fator mais relevante dentro do contexto musical – proporcionando experiências musicais e desenvolvimento no ensino-aprendizagem escolar e nos campos afetivo, social, cognitivo, criativo, auditivo, além de estimular a concentração e a interação.
Palavras-chave Flauta Doce, Educação Musical, Ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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