Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5404

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ana Paula da Silva
Orientador PATRICIA ROSVADOSKI DA SILVA
Título Educação empreendedora e empreendedorismo: Percepção de alunos de uma escola pública sobre a metodologia utilizada no projeto de extensão, em parceria com o programa Reinventando o Ensino Médio
Resumo O empreendedorismo é caracterizado por indivíduos que buscam em novas ideias, a inovação, os quais frente a isso, apresentam um comportamento diferenciado dos demais. A propensão a esse comportamento empreendedor nem sempre nasce com o indivíduo, podendo muitas vezes ser adquirida com base em suas experiências, ou aprofundamento do conhecimento sobre o tema. Frente a isso, a proposta desse projeto consistiu em fornecer aos alunos da Escola Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, situada no município de Rio Paranaíba, Minas Gerais, noções de empreendedorismo, isto com base em uma educação empreendedora, sendo dada entre uma parceira do projeto com o programa Reinventando o Ensino Médio. O programa que constituiu na reformulação curricular da rede pública de ensino médio, fornecendo aos estudantes um ciclo de estudos com identidade própria, tendo por finalidade oferecer conteúdos interdisciplinares aplicados, sustentando três princípios fundamentais, sendo eles significação/identidade, empregabilidade e qualificação acadêmica. A escolha da educação empreendedora justificou-se pelo fato de o empreendedorismo ser um tema importante e que tem muito ainda a ser abordado, uma vez que, este, nem sempre é compreendido da forma correta e, além disso, possui muitas definições, mas que afeta diretamente aqueles indivíduos que já possuem ideias inovadoras e vontade de empreender, ou que venham a possuir. Nas atividades promovidas pelo mesmo, os alunos vivenciaram aulas a cerca do tema, dinâmicas e estudos de casos práticos, sendo instigados a discutir entre si sobre o assunto, o que motivou o aprendizado e também fez com que adquirissem maior conhecimento, dado pelo compartilhamento de opiniões e experiências. Sendo assim, se faz válido e necessário verificar a percepção desses alunos frente a metodologia utilizada, visando identificar a que eles consideraram mais efetiva no propósito do projeto. Dessa forma pode se estabelecer que o uso de casos práticos foi a metodologia que mais efetivamente contribuiu para o aprendizado, uma vez que os alunos puderam ver a aplicação da teoria também na prática.
Palavras-chave Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Reinventando o Ensino Médio
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.