ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ensino na saúde |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Roberta Ornellas Tavares |
Orientador | REGIANE LOPES DE SALES |
Outros membros | Déborah Christina Borges Fonsêca, Florence Caroline Teixeira, Isadora Oliveira Dianin, Jéssica Abadia Borges Martins, Juliana Nunes Ferreira de Alencar, Luana Maria Silva Santos, Meire Cintia Rodrigues, Rodrigo Mendes Barbosa |
Título | Práticas participativas de avaliação e educação nutricionais com estudantes da rede municipal e comunidade local de Rio Paranaíba - MG |
Resumo | A nutrição é um dos principais determinantes da saúde e do bem estar do ser humano. A adequação nutricional é de extrema importância nos primeiros anos de vida, devido ao rápido crescimento corporal, que impõe grandes necessidades nutricionais, e à formação dos principais hábitos alimentares que se desenvolvem nesse período e são carregados durante toda vida. O objetivo do trabalho é promover hábitos alimentares adequados através de atividades nutricionais educativa contribuindo, assim, para a busca de uma alimentação saudável. Principais ações desenvolvidas até o momento: ampliação da visão dos assuntos relacionados com a alimentação na comunidade beneficiada; integração das crianças aos valores relacionados à saúde, associada aos bons hábitos alimentares; obtenção dos valores de peso e estatura adequados para a idade das crianças participantes permitindo assim direcionar as atividades de educação nutricional segundo a prioridade encontrada de acordo com os valores de corte propostos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e aplicação de um questionário sobre conhecimento nutricional; Os resultados obtidos até o momento foram atividades de educação nutricional realizadas com um grupo de 75 crianças, de 4 a 13 anos. Após classificação dos dados antropométricos nas curvas de crescimento da OMS (2006 e 2007), observou-se que (14,5%) das crianças apresentam sobrepeso, (39,7%) apresentam classificação eutrófica, além de haver nessa amostra duas crianças com quadro de obesidade e duas com em classificação de baixo peso para idade segundo escore z de peso por idade. Com relação aos dados obtidos através da aplicação de um questionário, que objetivou avaliar o impacto das atividades educacionais nutricional para as crianças, foi possível identificar que há um conhecimento significativo a respeito dos alimentos e suas propriedades, porém ainda existem dificuldades no reconhecimento de determinadas hortaliças e frutas, tal fato poder ser justificado pela falta de acesso a esses alimentos ou até mesmo por não fazer parte do consumo alimentar das mesmas. É notório o grande impacto que as atividades lúdicas desenvolvidas com o público infantil, reflete diretamente nas escolhas e desenvolvimento cognitivo pela aptidão por alimentos nutritivos fontes de vitaminas e minerais. A interação criada entre a comunidade acadêmica e o público alvo durante as atividades desenvolvidas permite que as crianças despertem suas motivações para novos conhecimentos em nutrição e participação nas atividades. Os encontros, que ocorreram mensalmente, possibilitaram agregação e construção de novos hábitos alimentares. Dessa forma, pode ser observado que as ações extensionistas estão contribuindo significativamente para enfatizar em quais áreas da vida social das crianças e seus pais/cuidadores merecem maior atenção para que seja possível estabelecer intervenções para a prática de hábitos alimentares saudáveis bem como uma melhor qualidade de vida através da alimentação saudável. |
Palavras-chave | Saúde, Educação, Nutrição |
Forma de apresentação..... | Painel, Oral |