Resumo |
A robótica como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades. Atualmente, o computador é usado como ferramenta de captação de informações, ou seja, uma biblioteca mais fácil, rápida e atrativa que bibliotecas tradicionais. Entretanto, aliar o computador a programas específicos para o ensino e dotar os laboratórios de estrutura de ponta, como a robótica, é um salto de qualidade evidente. A Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional é tida como uma nova ferramenta à disposição do professor, por meio da qual é possível demonstrar na prática muitos dos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão, motivando tanto o professor como principalmente o aluno. A ausência de dispositivos eletrônicos na sala de aula, sejam eles simples ou sofisticados, dificulta a articulação entre os saberes e o mundo dos estudantes, limitando sua apropriação a conhecimentos que, apesar de importantes, não apresentam aplicabilidade imediata ou mecanismos de visualização concretas dos fenômenos e conceitos. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais fica claro que as ciências puras devem focar na formação de “um jovem solidário e atuante, diante de um mundo tecnológico, complexo e em transformação.” Neste contexto de emergência da tecnologia na escola, apresenta-se a robótica como dispositivo potencializador da aprendizagem sendo considerada uma das dez áreas mais importantes de pesquisa no mundo, ainda pouco difundida no Brasil, principalmente em termos educacionais. Um dos principais objetivos de projetos na área de Robótica Educacional é o de levar até os ambientes de ensino recursos tecnológicos, além de computadores e softwares, que possam auxiliar a educação. A partir da constatação da realidade e necessidade mencionada anteriormente, este projeto preocupa-se em estudar, projetar e desenvolver protótipos educacionais construídos com materiais de baixo custo. O objetivo destes dispositivos é sua utilização como instrumento didático e motivador no ensino médio. |