Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5385

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Izabel Barbosa Vieira
Orientador RAQUEL SANTOS SOARES MENEZES
Outros membros Jessika Oliveira Ribeiro, Maria Inês da Costa Branquinho, Michele Aparecida Silva, Rodrigo Moreira Braz
Título Bar Na Béé Pub e Suas Facetas Administrativas: Um Caso Para Ensino
Resumo O presente resumo se embasa nas mudanças na gestão da empresa Bar Na Béé, envolvendo a área de Administração Estratégica, Administração de Operações e Pequenas e Médias Empresas. Estruturado na forma de Caso para Ensino, este estudo objetiva instigar alunos de Administração e interessados no assunto a explorarem ferramentas administrativas que identifiquem a razão por detrás de todos os problemas aparentes da organização e influenciadores da efetividade e no espaço que a empresa ocupa no mercado.
Após 19 anos do negócio na cidade de Carmo do Paranaíba, o proprietário do Pub Bar Na Béé tomou a decisão, com base na oportunidade de expansão, de criar uma filial da marca na cidade de Rio Paranaíba- Minas Gerais. O estabelecimento se tornou uma choperia e serve, além de bebidas, produtos para alimentação, tanto no estabelecimento quanto na forma delivery, completando um ano de existência na cidade universitária.
O proprietário esteve distante da gerência e dos processos diários do estabelecimento. Entretanto, através de redes sociais e mesmo de diálogos com clientes, ele ficava ciente de reclamações. A distribuição das comandas de pagamento, o atendimento dos garçons, o tempo extenso para chegada de pedidos delivery e no estabelecimento, cobranças errôneas, troca de produtos e mau atendimento se elencam como maiores reclamações advindas principalmente dos estudantes universitários da cidade de pequeno porte. Por meio destas, o proprietário procura justificar os ocorridos e ressarcir de alguma forma os clientes prejudicados. Porém, alguma imagem negativa pode prevalecer, levando o cliente a escolher outros estabelecimentos semelhantes.
Nesse contexto, o proprietário gere uma situação de transição na empresa. O proprietário, percebendo a incoerência entre seus objetivos e os do gerente do Pub, houve a mudança no cargo da gerência e o proprietário agora precisa lidar com as adversidades empresariais cotidianas que se tornam um empecilho para a maximização dos recursos e, por consequência, para a efetividade da empresa.
Diante de todos esses aspectos, há um impasse em como melhorar os processos empresariais de modo a melhor atender o cliente e utilizar os recursos de forma efetiva para que a organização se estabilize no mercado.
Um dos fatores a serem percebidos pelo aluno é a importância da formulação de uma estratégia a ser seguida pelas as empresas que lidam diariamente com descontinuidades no ambiente. Ademais, é interessante apresentar o caso de forma que o aluno se coloque de forma incômoda no papel do proprietário. Outro fator a se considerar é o fato de a empresa ser de pequeno porte e como ela pode lidar com a concorrência, visto que concorrentes e produtos substitutos se tornam aspectos atraentes aos olhos dos clientes. Sugere-se a aplicação do caso nas disciplinas de Pequenas e Médias Empresas, Administração Estratégica e Administração da Produção e Operações.
Palavras-chave Caso Para Ensino, PMEs, Administração Estratégica
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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