Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5382

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Elieder Gomes da Silveira
Orientador LIZIANE SANTOS SOARES
Título Uso de metodologias pbl combinadas a estilos e estratégias de aprendizagem em disciplinas de engenharia de software
Resumo Atualmente observa-se a necessidade de que o ensino não só auxilie o aluno na aprendizagem dos conceitos, como também na sua transição entre o ambiente acadêmico e o ambiente profissional, fornecendo ênfase em aspectos da prática profissional. Muitas questões foram levantadas ao longo dos últimos 50 anos, relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem utilizado pelos professores, o que envolve mais do que simplesmente ensinar um aluno, mas entender como é o processo de aprendizagem do mesmo. Considerando os currículos de referência para os cursos de Sistemas de Informação e as diretrizes dos exames que avaliam os alunos desses cursos, observamos que o perfil esperado para o aluno egresso contempla, entre outras questões, a compreensão e a resolução de problemas organizacionais. A grade curricular do curso de Sistemas de Informação da UFV/CRP contempla as disciplinas de Engenharia de Software I e II. Nesta disciplina, também se observa a necessidade de nova abordagem metodológica que facilite o processo de ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma metodologia aplicada ao ensino das disciplinas de Engenharia de Software. Pretende-se aliar o uso de estratégias de ensino às características de aprendizagem dos próprios alunos em sala de aula, juntamente com materiais flexíveis ao seu contexto, os Objetos de Aprendizagem,, de forma que o aluno possa aprender de forma teórica e prática.
O desenvolvimento deste trabalho é executado em duas etapas, sendo que na primeira etapa foram realizadas pesquisas e avaliações, que sevem para embasar a proposição de uma metodologia de ensino- aprendizagem, sendo o desenvolvimento e avaliação do método proposto a segunda etapa. Durante o desenvolvimento, também foi aplicado um questionário nas turmas da disciplina de Engenharia de Software I, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba. O intuito do questionário foi, inicialmente, identificar as principais dificuldades dos alunos em relação à disciplina e aos modelos de ensino e aprendizagem tradicionais, além das características de aprendizado do aluno e também estratégias de ensino com as quais o aluno mais se identifica.
O resultado desse trabalho consiste em uma metodologia para recomendação de Objetos de Aprendizagem e Estratégias de ensino com base do estilo de aprendizagem do aluno.
Palavras-chave estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.