Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5355

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Henrique Daniel Cavalcanti Silva
Orientador VIVIANE CABRAL BENGEZEN
Título Tea Break - Espaço de conversação em Língua Inglesa
Resumo Com esse trabalho, meu objetivo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa narrativa realizada na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, durante o segundo semestre letivo de 2015. O contexto pesquisado foi um espaço de conversação em língua inglesa – O Tea break, do qual sou monitor e pesquisador. Os participantes foram eu e quatro alunos que participaram dos encontros. Meu objetivo geral de pesquisa é analisar e refletir sobre as histórias construídas a partir da experiência de uma forma alternativa de ensino na universidade. As questões de pesquisa que nortearam minha investigação foram as seguintes: (i) qual é meu papel nos encontros do Tea break? (ii) quais são as concepções de língua, de ensino e de aprendizagem dos participantes de pesquisa? e (iii) quais são as implicações do Tea break para o contexto de ensino de língua inglesa na UFV-CRP? A perspectiva teórico-metodológica adotada é a pesquisa narrativa, conforme Clandinin e Connelly (1995, 2000, 2011), Clandinin e Rosiek (2007) e Connelly e Clandinin (1988, 1999, 2006), que tem como base as teorias sobre experiência, continuidade e interação de Dewey (1938), o conceito de currículo como um curso de vida (CONNELLY, CLANDININ, 1988), a concepção de que os professores são produtores de currículo, o sóciointeracionismo de Vygotsky e a compreensão de que as pessoas vivem vidas historiadas em paisagens historiadas (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011). Os instrumentos para a composição dos textos de campo foram minhas narrativas que escrevi durante as experiências vividas, as fotografias tiradas durante os encontros e as interações entre mim e os alunos participantes dos encontros, registradas na página do Tea break no Facebook. Partindo do pressuposto que na pesquisa narrativa a história é o fenômeno e o método, a análise dos textos de campo será embasada em Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001), que defendem possibilidades de composição de sentidos. A justificativa social para a realização dessa pesquisa é a oportunidade de reflexão sobre o ensino de língua inglesa no Brasil, considerando as discussões sobre o ensino das quatro habilidades, letramentos críticos, globalização e cultura. Os resultados parciais são histórias construídas sobre minhas concepções de que falar inglês é a habilidade mais difícil, em comparação a escrever, e sobre o aspecto relacional da pesquisa narrativa, que embasou meus relacionamentos com os participantes e nossas reflexões.
Palavras-chave Tea Break, conversação, lingua inglesa
Forma de apresentação..... Painel
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