Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5351

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rafael Teixeira Martins
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Outros membros Gustavo Amaral Silva
Título O uso da Realidade Virtual para o desenvolvimento de um jogo educacional voltado ao ensino de inglês
Resumo Com avanço da tecnologia, as fronteiras internacionais e sua comunicação estão cada dia mais transposta no contexto atual. Se tornando indispensável o conhecimento de uma língua estrangeira como o inglês, tanto para o desenvolvimento profissional, como também cultural e pessoal. Desde que o ensino da língua inglesa em escolas públicas se tornou obrigatório, tem sido um desafio para os profissionais de ensinarem aos seus alunos, devido algumas dificuldades relativas à falta de material didático, carga horária insuficiente ou desinteresse por parte de seus alunos. E visando nessa dificuldade, propomos um objeto de aprendizagem para auxiliar na busca do interesse dos alunos, assim proporcionando um maior aprendizado. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um jogo educacional usando a Realidade Virtual em ambiente 3D para ser usado como uma ferramenta de auxílio à professores de sexto ano do ensino fundamental. E para alcançarmos esse objetivo, uma pesquisa para embasamento teórico foi feito primeiramente, onde foi aprofundado nossos conhecimentos em Realidade Virtual e em como jogos podem influenciar no nosso aprendizado. Mesmo que tratamos jogos apenas como atividades de entretenimento, possuem alguns papeis fundamentais no nosso aprendizado, seja ele no seu desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo. As próximas etapas foram do desenvolvimento do jogo, onde inicialmente criamos uma storyboard, que é a história do jogo para servir de base para o desenvolvimento do jogo. E juntamente com professores de inglês e materiais didáticos definiremos nosso conteúdo didático para alcançar significamente nosso objetivo. Assim, defineremos as regras do jogo e a interação com os jogadores. Para desenvolvimento do projeto, utilizaremos o processo ágil de desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual (SRV), motivado ao fato de ser extremamente adequado aos projetos de Realidade Virtual e proporciona, por sua natureza evolutiva, grandes benefícios associados a gestão de riscos em projetos de software. Após aplicarmos nas escolas, buscamos o sucesso de que o jogo proporcione o auxílio para a aprendizagem da língua inglesa aos alunos, de forma divertida e estimulando os alunos a gostarem de aprender inglês e assim busquem mais conhecimento.
Palavras-chave jogo educacional, realidade virtual, inglês
Forma de apresentação..... Oral
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