ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Bolsa |
PIBEN |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FUNARBE, UFV |
Primeiro autor |
Rita de Cassia Arantes |
Orientador |
AUREA LUCIA SILVA ANDRADE |
Outros membros |
AGNALDO HENRIQUE SILVA FONSECA, Izabel Barbosa Vieira, KARINE MIRIELLE DE ALMEIDA BORGES |
Título |
Análise Da Adequação Do Método Problem-Based Learning (PBL) No Curso De Administração: Um Estudo Nas Disciplinas Teorias De Administração I E II. |
Resumo |
A adoção de metodologias ativas tem alcançado apoio de comissões pedagógicas de diferentes cursos de graduação por promoverem o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de abstração e analítica do estudante. A metodologia Problem-Based Learning (PBL) é adotada de forma crescente na formação de profissionais de diferentes áreas. Na metodologia PBL apresenta-se um problema real ou simulado e o aluno é estimulado pelo professor, facilitador do processo de aprendizagem, a assumir um papel ativo na construção da solução por meio de pesquisas. O método é centrado no estudante e contribui para a eliminação da passividade do processo de aprendizagem. Neste projeto buscou-se avaliar a adequação da metodologia PBL ao ensino de Teorias de Administração II (ADE 102) e Teorias de Administração I (ADE 101) estruturando uma unidade do conteúdo programático das disciplinas dentro dos princípios da metodologia PBL. A execução do projeto foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada no segundo semestre letivo de 2013 na disciplina ADE 102 e a segunda etapa realizada no primeiro semestre de 2014 na disciplina ADE 101. Na primeira etapa foi aplicada uma situação-problema do Carrefour para a turma integral e uma situação-problema da empresa Havaianas para o turno noturno. Em ADE 102 observou-se a dificuldade no processo de implantação como o domínio inicial da metodologia, a dificuldade dos alunos de associarem a teoria com o problema proposto e o tempo, considerado curto para a pesquisa e confecção do relatório, segundo os alunos. No entanto, estas dificuldades foram superadas pelos resultados obtidos verificados especialmente no debate realizado em sala de aula. Na segunda etapa foi apresentada uma situação-problema fictícia da empresa Beca para as duas turmas. No caso específico de ADE 101 houve dificuldade, por parte dos alunos, em elaborar o problema de pesquisa, bem como hipótese e objetivos. Esta dificuldade está relacionada ao fato de serem estudantes iniciantes na graduação e não terem cursado a disciplina Metodologia Científica. Esta constatação é reforçada pela diferença de qualidade dos relatórios finais apresentados pelos alunos que cursavam a disciplina pela segunda vez. Além disso, a participação foi menor comparativamente à participação dos alunos matriculados em ADE 102 devido ao fato da metodologia ter sido aplicada no final de semestre, período no qual há maior demanda de atividades em todas as disciplinas. Apesar da avaliação distinta do envolvimento dos alunos matriculados em ADE 102 e ADE 101 pode-se afirmar que a adoção da metodologia PBL é adequada ao ensino de Teorias de Administração I e II. A metodologia permitiu uma nova forma de “pensar” e “construir” o conhecimento proporcionando, assim, aos alunos participantes do projeto, a oportunidade de assumirem a responsabilidade pelo próprio conhecimento. |
Palavras-chave |
Metodologias Ativas, Administração, Metodologia PBL |
Forma de apresentação..... |
Painel, Oral |