Resumo |
O objetivo deste trabalho é apresentar os jogos matemáticos como mais um recurso didático que os professores podem usar nas salas de aula. A aprendizagem da matemática depende de vários fatores, o que faz com que o seu ensino seja muito complexo. Os professores de matemática devem concentrar-se em aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver nos alunos a autoconfiança, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e sentido cooperativo, aumentando a socialização e as interações pessoais. Considerando ainda que a maioria dos alunos não apresenta muito interesse pela matemática torna-se viável a utilização de jogos para complementar o estudo e a aquisição de conteúdos. Através dos jogos é possível proporcionar experiências, aceitar normas e fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelos outros. O papel do professor é de extrema importância, pois é ele quem vai orientar a aula de tal modo que os objetivos, a que se propôs atingir com a apresentação dos jogos, sejam atingidos. Neste trabalho, começamos por apresentar as vantagens do uso dos jogos no ensino da matemática, para depois, tendo em vista sua importância na aprendizagem em matemática, se propor uma partilha de atividades como: oficina de matemática no ensino médio de uma escola de Rio Paranaíba, bem como apresentações para os calouros dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba, desmistificando a dificuldade encontrada nas disciplinas de cálculos. A distribuição de questionários para alunos de todos os cursos da universidade foi a forma utilizada para descobrir quais desses alunos tiveram contato com jogos em seu ensino fundamental e médio e descobrir quais as principais dificuldades no aprendizado de matemática, considerando as mais citadas. Por fim, as apresentações foram realizadas com o intuito de despertar o interesse dos alunos e mostrar àqueles que têm dificuldade, que essa pode ser superada, cabendo à ele esforço, dedicação e nada de pessimismos. |