Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5343

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Fernanda Rocha Braes
Orientador NILVA RODRIGUES RIBEIRO
Título O jogo matemático como recurso para construção do conhecimento
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar os jogos matemáticos como mais um recurso didático que os professores podem usar nas salas de aula. A aprendizagem da matemática depende de vários fatores, o que faz com que o seu ensino seja muito complexo. Os professores de matemática devem concentrar-se em aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver nos alunos a autoconfiança, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e sentido cooperativo, aumentando a socialização e as interações pessoais. Considerando ainda que a maioria dos alunos não apresenta muito interesse pela matemática torna-se viável a utilização de jogos para complementar o estudo e a aquisição de conteúdos. Através dos jogos é possível proporcionar experiências, aceitar normas e fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelos outros. O papel do professor é de extrema importância, pois é ele quem vai orientar a aula de tal modo que os objetivos, a que se propôs atingir com a apresentação dos jogos, sejam atingidos. Neste trabalho, começamos por apresentar as vantagens do uso dos jogos no ensino da matemática, para depois, tendo em vista sua importância na aprendizagem em matemática, se propor uma partilha de atividades como: oficina de matemática no ensino médio de uma escola de Rio Paranaíba, bem como apresentações para os calouros dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba, desmistificando a dificuldade encontrada nas disciplinas de cálculos. A distribuição de questionários para alunos de todos os cursos da universidade foi a forma utilizada para descobrir quais desses alunos tiveram contato com jogos em seu ensino fundamental e médio e descobrir quais as principais dificuldades no aprendizado de matemática, considerando as mais citadas. Por fim, as apresentações foram realizadas com o intuito de despertar o interesse dos alunos e mostrar àqueles que têm dificuldade, que essa pode ser superada, cabendo à ele esforço, dedicação e nada de pessimismos.
Palavras-chave jogo matemático, matemática, ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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