Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5337

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor JÉSSICA EMILIANE RODRIGUES GORRI
Orientador FLAVIO LEMES FERNANDES
Título Uso de extratos botânicos no controle de pragas de hortas das escolas rurais de Rio Paranaíba
Resumo Promover a ação social através da educação, conscientização e capacitação da sociedade vem sendo prioridade das Universidades e organizações. Visando melhorias à população de estudantes e pais que praticam a agricultura familiar no Alto Paranaíba, foi realizado o projeto “Uso de extratos botânicos no controle de pragas de hortas das Escolas rurais de Rio Paranaíba”com o objetivo de levar informações sobre correta aplicações de agroquímicos, insetos-pragas existentes na agricultura familiar e as possibilidades e vantagens dos inseticidas botânicos. Foram feitas coletas de plantas (Atemoia, Lobeira, Mentrasto, Pequi e Piteira) da microrregião de Rio Paranaíba, e através da literatura procedeu-se a identificação dos compostos inseticidas presentes. Após a identificação, foi realizado no laboratório de Manejo Integrado de Pragas e Plantas Daninhas UFV-CRP, a extração aquosa e hexânica através de evaporador rotativo. Os bioensaios de eficiência de controle dos inseticidas botânicos foram montados com os insetos pragas: bicho-mineiro, caruncho-do-feijão, lagarta-do-algodão, formiga-cortadeira e pulgão. Já com os resultados, escolhemos alguns extratos para realizar aplicações em escolas rurais do município de Rio Paranaíba, entre elas no Distrito de Chaves e Abaeté dos Mendes. Juntamente com a aplicação, houve a palestra “O mundo dos insetos: malefícios e benefícios” para todos os alunos das escolas visitadas. A palestra enfatizou a importância do equipamento pessoal de segurança para aplicadores de inseticidas, com o intuito do conhecimento adquerido ser levado dos alunos para os pais, também houve atividades em cartilha educativa sobre insetos praga e não-praga e explicações sobre os extratos botânicos como alternativa ao controle químico. Ao finalizar o projeto, foi possível através do contato com os estudantes, passar a importância sobre os extratos botânicos, os riscos de não proceder o controle químico de forma correta e a iniciativa de aprofundar a pesquisa sobre novos possíveis inseticidas biológicos.
Palavras-chave inseticidas biológicos, conscientização, extração aquosa e hexânica
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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