Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5333

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Fabiano Antonio Alves Soares
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Outros membros RODRIGO SMARZARO DA SILVA
Título Avaliação do Método Computação Desplugada no Ensino de Banco de Dados
Resumo O número dos egressos de pessoas no ensino superior tem aumentado significativamente nos últimos anos devido a fatores como o fenômeno da expansão e a democratização da educação. Com este crescente aumento, a qualidade do ensino também deve ser restruturada e melhorada de acordo com a procura. O professor é o elemento principal responsável por repassar o conteúdo da melhor maneira possível de forma que para os alunos o aprendizado seja um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais. O professor não deve ser mais aquele que apenas transmite, repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento. Computer Science Unplugged (Ciência da Computação Desplugada) é um projeto com uma coleção de atividades lúdicas sobre tópicos fundamentais da Ciência da Computação sem a necessidade do uso de computadores, método muito interessante para se trabalhar em disciplinas com carga horária totalmente teórica. Em 2013/2014 foi desenvolvido um projeto que se criou atividades para o ensino de banco de dados utilizando como base a computação desplugada. O objetivo geral deste trabalho é melhorar e aplicar as atividades desenvolvidas no projeto de 2013/2014 na disciplina de Bando de Dados do curso de Sistemas de Informação da UFV-CRP. Para o desenvolvimento do projeto, primeiramente, foi realizada a revisão e análise das atividades criadas. Em seguida, de acordo com a revisão realizada, algumas atividades foram modificadas e foram criadas quatro novas atividades. Para cada atividade modificada ou criada, foi desenvolvido um roteiro para realização da mesma, assim como o questionário para sua avaliação. Todas as atividades foram aplicadas e avaliadas através de questionários, observação e teste de aceitação. Foi realizada a escrita de um manual contendo a descrição de todas as atividades criadas e aplicadas durante o projeto para que professores de outras instituições possam reaplica-las. Através da análise destes dados, foi possível verificar uma boa aceitação e desempenho dos alunos pela nova abordagem proposta. Tal método é capaz de proporcionar uma maior aprendizagem e interesse aos alunos, assim como uma maior interação e comunicação entre o docente e discente.
Palavras-chave Banco de Dados, Computação Desplugada, Metodologia de Ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,66 segundos.