| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Educação e formação universitária |
| Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Bolsa | FUNARBEN |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Fabiano Antonio Alves Soares |
| Orientador | ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO |
| Outros membros | RODRIGO SMARZARO DA SILVA |
| Título | Avaliação do Método Computação Desplugada no Ensino de Banco de Dados |
| Resumo | O número dos egressos de pessoas no ensino superior tem aumentado significativamente nos últimos anos devido a fatores como o fenômeno da expansão e a democratização da educação. Com este crescente aumento, a qualidade do ensino também deve ser restruturada e melhorada de acordo com a procura. O professor é o elemento principal responsável por repassar o conteúdo da melhor maneira possível de forma que para os alunos o aprendizado seja um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais. O professor não deve ser mais aquele que apenas transmite, repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento. Computer Science Unplugged (Ciência da Computação Desplugada) é um projeto com uma coleção de atividades lúdicas sobre tópicos fundamentais da Ciência da Computação sem a necessidade do uso de computadores, método muito interessante para se trabalhar em disciplinas com carga horária totalmente teórica. Em 2013/2014 foi desenvolvido um projeto que se criou atividades para o ensino de banco de dados utilizando como base a computação desplugada. O objetivo geral deste trabalho é melhorar e aplicar as atividades desenvolvidas no projeto de 2013/2014 na disciplina de Bando de Dados do curso de Sistemas de Informação da UFV-CRP. Para o desenvolvimento do projeto, primeiramente, foi realizada a revisão e análise das atividades criadas. Em seguida, de acordo com a revisão realizada, algumas atividades foram modificadas e foram criadas quatro novas atividades. Para cada atividade modificada ou criada, foi desenvolvido um roteiro para realização da mesma, assim como o questionário para sua avaliação. Todas as atividades foram aplicadas e avaliadas através de questionários, observação e teste de aceitação. Foi realizada a escrita de um manual contendo a descrição de todas as atividades criadas e aplicadas durante o projeto para que professores de outras instituições possam reaplica-las. Através da análise destes dados, foi possível verificar uma boa aceitação e desempenho dos alunos pela nova abordagem proposta. Tal método é capaz de proporcionar uma maior aprendizagem e interesse aos alunos, assim como uma maior interação e comunicação entre o docente e discente. |
| Palavras-chave | Banco de Dados, Computação Desplugada, Metodologia de Ensino |
| Forma de apresentação..... | Painel, Oral |