Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5327

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Danielle Silveira Leonel
Orientador SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRA
Outros membros Henrique Silveira Leonel
Título Contribuição da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para o Desenvolvimento de Municípios Mineradores no Estado de Minas Gerais
Resumo Ao lado do agronegócio e de alguns setores da indústria, a mineração se apresenta como uma das principais responsáveis pelo saldo positivo da balança comercial brasileira, movimentando anualmente um grande volume de recursos financeiros no país. O impacto positivo dessa atividade de extração mineral na economia dos municípios decorre do surgimento de novas oportunidades de negócios, da abertura de empregos diretos e indiretos, do crescimento do mercado consumidor local e, consequentemente, da arrecadação tributária (DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL, 2012).
A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), recebida pelos municípios mineradores, constitui um grande volume de recursos financeiros, chegando a representar parcela significativa no orçamento destes municípios. Configura-se, pois, a importância dos governos estaduais e municipais gerenciarem esses recursos advindos da mineração de forma eficiente visando à promoção do crescimento sustentável para evitar que, com o esgotamento do recurso mineral, não ocorra estagnação ou retrocesso econômico e, consequentemente, impacte negativamente a qualidade de vida nos municípios envolvidos.
Considerando que esta é uma indústria extrativa e que o esgotamento das jazidas minerais poderá ocorrer, já que se trata de um recurso não-renovável, justifica-se a preocupação por maior eficiência na alocação desses recursos, a fim de promover o desenvolvimento da região onde ocorre sua exploração.
Portanto, este estudo foi conduzido objetivando analisar a eficiência de municípios do estado de Minas Gerais na aplicação de recursos públicos, durante o ano de 2010. Assim, levantou-se a seguinte questão: os recursos arrecadados pelos municípios mineradores de Minas Gerais têm sido alocados eficientemente, resultando em melhores indicadores socioeconômicos e a consequente elevação do bem-estar das suas populações? Para fundamentação teórica do estudo, recorreu-se aos conceitos sobre as funções do Estado, receita e despesa pública, eficiência, recursos exauríveis e sustentabilidade. Por meio de metodologia quantitativa, foram analisados dados de 100 municípios mineradores. A Análise de Cluster permitiu identificar 4 agrupamentos e, por meio da Análise Envoltória de Dados, foram identificados os municípios eficientes e ineficientes em cada cluster.
Os municípios mineradores (arrecadadores da CFEM) não apresentaram destaque em nenhum dos modelos de análise utilizados no estudo, ou seja, apesar dos acréscimos orçamentários proporcionados por essa compensação financeira, estes municípios não apresentaram indícios de eficiência na gestão pública.

Os resultados indicaram a existência de municípios que ineficientes na gestão dos recursos públicos, demonstrando as disparidades entre os municípios de Minas Gerais de base mineradora e a necessidade de melhoria na gestão, propiciando um serviço de qualidade, desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar da população.
Palavras-chave Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), Análise Envoltória de Dados (DEA), Eficiência
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,70 segundos.