Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5325

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Henrique Silveira Leonel
Orientador MICHELLE CRISTINA FERREIRA
Título Estudo de Caso Choperia & Pizzaria X em Rio Paranaíba - MG
Resumo Este estudo apresenta um estudo de caso na empresa Choperia & Pizzaria X, cujo o principal objetivo de estudo foi analisar o índice de satisfação, verificando sob o ponto de vista do consumidor. O estabelecimento atua no ramo de Choperia e Pizzaria desde o ano de 2014 e está sediado em Rio Paranaíba-MG, município no qual apresenta uma população de aproximadamente 12.364 habitantes, segundo dados do último censo do IBGE. Com relação a escolha do estabelecimento, se deu ao fato de envolver uma grande demanda de clientes diariamente. E hoje, a satisfação dos clientes são totalmente exigidas, onde os estabelecimentos buscam atender as necessidades e os desejos dos clientes, conquistando a fidelidade dos seus clientes. Por meio, dos preceitos de marketing e controle estatístico de qualidade e processo, procurou-se analisar a problemática da variabilidade e a satisfação dos clientes. Para coleta de dados foi aplicado um questionário fechado para X consumidores da lanchonete em relação aos quesitos: localização, conforto, atendimento, velocidade de entrega do pedido, preço e forma de pagamento. E referente às análises de dados buscou-se os recursos de marketing e controle estatístico de qualidade e processos, com apoio do software Excel. As limitações desse estudo se deve a dificuldade de encontrar pessoas acima de 25 anos de idade que frequentem a empresa rotineiramente. Outra dificuldade encontrada é a disponibilidade dos entrevistados para responderem o questionário. Os principais resultados apontaram que diversos clientes estavam satisfeitos com diversos fatores, como a localização, conforto e formas de pagamento, porém, outros temas se mostraram insuspeitos com outros aspectos. Concluiu-se que grande parte do estabelecimento como conforto, localização e formas de pagamento encontram estáveis, então, neste instante não será necessária mudança com o mesmo. E ao preço, velocidade de entrega do produto e atendimento, será necessário que o dono do estabelecimento tente abranger uma nova meta, procurando melhorias nestes setores e conquistando realmente a lealdade de seus clientes.
Palavras-chave Controle Estatístico de Qualidade e Processo, Marketing, Satisfação do cliente.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.