Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5316

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raphael Perfeito Silva Valeriano
Orientador LIZIANE SANTOS SOARES
Outros membros Ulisses Fagundes de Sousa
Título Desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem de engenharia de software
Resumo As aulas ministradas conforme o paradigma tradicional de ensino, são caracterizadas predominantemente pela unidirecionalidade na relação entre professor e aluno, em que o papel do professor consiste na transmissão do conhecimento e o processo de aprendizagem do aluno se resume a assimilação do conhecimento a ser transmitido. As preferências de metodologia de ensino variam de pessoa para pessoa e são influenciadas por fatores de ordem psicológica, afetiva e cognitiva. Cada estudante então possui uma maneira distinta de compreender as informações, o que os leva a ter uma inclinação para um estilo de aprendizado específico a suas particularidades. A Engenharia de Software é uma disciplina que abrange uma porção considerável de conteúdo teórico, que se ministrada da forma convencional pode dificultar a interação dos alunos com o conteúdo e com o professor. Desta forma os alunos perdem o interesse e a motivação quanto ao aprendizado, não conseguindo ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula. O uso de tecnologias em sala de aula pode proporcionar uma metodologia de ensino mais interativa, permitindo ao aluno assumir um papel mais colaborativo no processo de ensino, impulsionando o seu interesse e facilitando a construção do conhecimento. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que visa a auxiliar o ensino e aprendizado da disciplina de Engenharia de Software do curso de Sistemas de Informação. A ferramenta contemplará funcionalidades que auxiliem o aluno em seu aprendizado sobre o conteúdo, como por exemplo: sugestão de objetos de aprendizagem com base ao estilo de cada aluno, a fim de reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula, otimizando o seu aprendizado da disciplina de Engenharia de Software, repositório de perguntas e respostas que auxiliem os alunos nas dúvidas sobre os conceitos, questionários para avaliação dos alunos. A ferramenta será desenvolvida para a plataforma Web, para que possa ser acessada de forma simultânea a qualquer instante e em qualquer local pelos usuários, utilizando a linguagem de programação PHP e JavaScript, a linguagem de marcação HTML para estruturar a página e folhas de estilo CSS para definir a apresentação da página. Como resultado deste trabalho, espera-se obter uma ferramenta que possa auxiliar o ensino da disciplina de Engenharia de Software, permitindo que o aprendizado dos conceitos da disciplina por parte dos alunos extrapole o ambiente da sala de aula e seja otimizado.
Palavras-chave Engenharia de Software, Estilos de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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