Resumo |
A Educação Ambiental tem ganhado grande destaque nas escolas, existem várias formas de conscientização sobre o descarte e reutilização do lixo reciclado. No entanto, ainda é pouco conhecido um tipo especial chamado lixo eletrônico, E-lixo ou E-waste. Este tipo de material deve ter um tratamento adequado, e em nossa região não existe nenhum tipo de conscientização do seu descarte correto, problema que vem se agravando ao longo dos anos, devido ao avanço tecnológico. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é modelar e desenvolver um jogo educacional para conscientização do descarte e reutilização do lixo eletrônico, atraindo crianças e adolescentes, e influenciando na maneira de aprender através das novas tecnologias de comunicação já disseminadas na sociedade. As atividades de desenvolvimento do projeto foram divididas em quatro estágios: a) Pré-produção: Neste estágio foi realizado o levantamento dos requisitos através de pesquisas sobre projetos relacionados com o tema, a partir disso foi definidas as funcionalidades e especificações necessárias e foi criado o storyboard (cenário do jogo) para o problema proposto; b) Produção: Neste estágio foram definidas as ferramentas tecnológicas de entrada (mouse e teclado) e saída (monitor e caixas de som), e os mecanismos a serem utilizados para o desenvolvimento do trabalho proposto, levando em consideração os requisitos levantados anteriormente, definindo assim um protótipo do cenário do jogo. c) Conclusão: Neste estágio, ainda em andamento, serão feitos os testes necessários para validação dos requisitos levantados na pré-produção. Será realizada com os alunos da Escola Municipal Tancredo Neves do município de Rio Paranaíba, com faixa etária de 9 a 12 anos, através da implementação do software na instituição de ensino; d) Manutenção: Após os testes, serão feitas as correções levantadas nessa fase e estabelecidos novos testes até que o jogo esteja pronto para implantação. Depois o jogo será distribuído gratuitamente por meio de um website, e poderá ser acessado por toda a comunidade. Espera-se que ao final deste trabalho o jogo educacional seja concluído e esteja disponível para uso na comunidade de Rio Paranaíba através do website que também será desenvolvido como proposto. Assim, a temática ambiental será incentivada por meio da conscientização do descarte correto e da reutilização do lixo eletrônico na cidade de Rio Paranaíba. |