Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5311

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniela Luciana da Silva
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Outros membros Lais Bethania Brito Silva, PEDRO MOISES DE SOUSA
Título Desenvolvimento de um jogo educacional para a conscientização e reutilização do lixo eletrônico
Resumo A Educação Ambiental tem ganhado grande destaque nas escolas, existem várias formas de conscientização sobre o descarte e reutilização do lixo reciclado. No entanto, ainda é pouco conhecido um tipo especial chamado lixo eletrônico, E-lixo ou E-waste. Este tipo de material deve ter um tratamento adequado, e em nossa região não existe nenhum tipo de conscientização do seu descarte correto, problema que vem se agravando ao longo dos anos, devido ao avanço tecnológico. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é modelar e desenvolver um jogo educacional para conscientização do descarte e reutilização do lixo eletrônico, atraindo crianças e adolescentes, e influenciando na maneira de aprender através das novas tecnologias de comunicação já disseminadas na sociedade. As atividades de desenvolvimento do projeto foram divididas em quatro estágios: a) Pré-produção: Neste estágio foi realizado o levantamento dos requisitos através de pesquisas sobre projetos relacionados com o tema, a partir disso foi definidas as funcionalidades e especificações necessárias e foi criado o storyboard (cenário do jogo) para o problema proposto; b) Produção: Neste estágio foram definidas as ferramentas tecnológicas de entrada (mouse e teclado) e saída (monitor e caixas de som), e os mecanismos a serem utilizados para o desenvolvimento do trabalho proposto, levando em consideração os requisitos levantados anteriormente, definindo assim um protótipo do cenário do jogo. c) Conclusão: Neste estágio, ainda em andamento, serão feitos os testes necessários para validação dos requisitos levantados na pré-produção. Será realizada com os alunos da Escola Municipal Tancredo Neves do município de Rio Paranaíba, com faixa etária de 9 a 12 anos, através da implementação do software na instituição de ensino; d) Manutenção: Após os testes, serão feitas as correções levantadas nessa fase e estabelecidos novos testes até que o jogo esteja pronto para implantação. Depois o jogo será distribuído gratuitamente por meio de um website, e poderá ser acessado por toda a comunidade. Espera-se que ao final deste trabalho o jogo educacional seja concluído e esteja disponível para uso na comunidade de Rio Paranaíba através do website que também será desenvolvido como proposto. Assim, a temática ambiental será incentivada por meio da conscientização do descarte correto e da reutilização do lixo eletrônico na cidade de Rio Paranaíba.
Palavras-chave Educação Ambiental, Jogo Educacional, Lixo Eletrônico
Forma de apresentação..... Painel
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