Resumo |
A melhoria da qualidade dos produtos e serviços é fundamental para as empresas se manterem competitivas no cenário econômico atual. Assim, cada vez mais, as empresas tem utilizado estratégias como a gestão da qualidade de forma a não só reduzir seus custos e melhorar seu desempenho, mas, também em melhoria no ambiente de trabalho contribuindo para satisfação dos funcionários. Porém, muitas estratégias visando melhorias no ambiente produtivo são mais disseminadas nas grandes empresas que possuem disponibilidade de recursos humanos com conhecimento sobre técnicas e ferramentas da qualidade, além da disponibilidade de recursos financeiros, o que não ocorre com as micro e pequenas empresas que ficam defasadas no que diz respeito a melhorias organizacionais. Assim, o objetivo principal deste projeto foi estudar micro e pequenas empresas de manufatura localizadas na região do Alto Paranaíba, identificar oportunidades de melhorias baseando-se nos conceitos e técnicas da gestão da qualidade e aplicar esses conceitos e técnicas nas empresas. O projeto teve início com um levantamento das empresas manufatureiras da região que foram, então, contatadas e visitadas. Após visitas iniciais às empresas, baseando-se na disponibilidade e interesse em participar do projeto, duas foram selecionadas, nomeadas aqui Empresa A e Empresa B. Dando início à execução do projeto, baseando-se em visitas técnicas e entrevistas com seus gestores, foi feito o mapeamento das atividades principais dessas empresas a fim de identificar oportunidades para mudanças e implantação de ferramentas da qualidade. Como resultados, até o presente momento, temos para a Empresa A: organização do estoque e desenvolvimento de um planejamento para controle, organização e gerenciamento do estoque, através de uma planilha do Excel, além do mapeamento do processo produtivo da empresa visando o seu estudo para possíveis mudanças. Já para a Empresa B, foi elaborado um procedimento operacional padrão para pedido de compra de insumos. Na Empresa A, os impactos das ações implantadas veio com a melhoria na organização, controle e gerenciamento do estoque, bem como a disponibilidade de outros funcionários trabalharem no espaço como consequência da organização, seguindo uma sequência lógica de referência de produtos. Já na Empresa B as melhorias são percebidas na confiança dos funcionários no momento do pedido de mercadoria, bem como a unificação do processo. O projeto encontra-se em andamento com outras etapas previstas para serem desenvolvidas como aplicação de 5S visando fortalecer os resultados já alcançados e cobrindo outros previstos inicialmente. Além disso, este projeto permitiu disseminar na comunidade empresarial da região o conhecimento sobre gestão da qualidade e seus possíveis benefícios, contribuindo para fomentar a aplicação de conceitos e técnicas da qualidade em micro e pequenas empresas oferecendo a elas conhecimentos que contribuem para a implementação de melhorias no ambiente produtivo. |