Resumo |
A Química é uma ciência fundamental para o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, especialmente na manufatura de produtos de alto valor agregado. Entretanto, o atual ensino de química em nível médio apresenta diretrizes conservadoras e aulas teóricas sem contextualização, acarretando uma visão errônea que o conteúdo de química é tedioso e deve ser sempre decorado. Este ponto de vista leva o aluno a ter aversão a química, ocasionando desinteresse pela formação universitária na área. No Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa, tal fator pode ser a causa da baixa relação candidato/vaga no curso de bacharelado em Química, cuja oferta de vagas anuais caiu de 50 para 25. O objetivo deste projeto foi apresentar o curso de bacharelado em química aos alunos do ensino médio da Região do Alto Paranaíba, demonstrando os campos de atuação de um profissional da química e sua importância para o desenvolvimento tecnológico que proporciona avanços para a sociedade. As principais ações do projeto foram: 1). apresentação do curso por meio de palestras ministradas nas escolas do ensino médio da região do Alto Paranaíba por docentes do curso; 2) aplicação de questionários para mensurar o nível de conhecimento na área; 3) realização de práticas demonstrativas nas escolas e visita dos alunos aos laboratórios de química da UFV-CRP. Foram aplicados 480 questionários em escolas estaduais de Rio Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos, tendo como publico alvo os alunos do último ano. Os resultados obtidos em Campos Altos mostram que 79,54% dos estudantes acham que os profissionais da química apenas lecionam aulas e 20,46% acreditam que bacharéis em química trabalham em indústrias e laboratórios. Quanto à aprendizagem em química, 40,9% apresentam dificuldade e 68,2% afirmam não terem estudado funções orgânicas e termodinâmica. Em Rio Paranaíba, 42,3% acreditam que os químicos apenas lecionam aulas e 19,7% entendem que bacharéis em química trabalham em laboratórios. Na aprendizagem, 52,1% dos alunos possuem dificuldade e 90% nunca estudaram reações de dissociação de compostos e eletroquímica. Em São Gotardo, 66,1% acreditam que os químicos apenas lecionam aulas e 17% afirmam que os químicos trabalham em indústrias. Na aprendizagem, 70% dos estudantes nunca estudou termodinâmica.Os resultados mostram grande desinformação sobre química por parte dos estudantes do ensino médio e, apontam para a necessidade de continuidade de projetos de extensão que estreitem a relação universidade-comunidade na região do Alto Paranaíba. |