Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5300

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Alexandre Bizzotto de Carvalho
Orientador VANIA MARIA MOREIRA VALENTE
Outros membros CASSIANO RODRIGUES DE OLIVEIRA, GERALDO HUMBERTO SILVA, Lucas Lima Ribeiro
Título Projeto Química - Do Ensino Médio para o Curso Superior no Alto Paranaíba - apresentação, motivação e incentivo aos alunos do Ensino Médio da região.
Resumo A Química é uma ciência fundamental para o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, especialmente na manufatura de produtos de alto valor agregado. Entretanto, o atual ensino de química em nível médio apresenta diretrizes conservadoras e aulas teóricas sem contextualização, acarretando uma visão errônea que o conteúdo de química é tedioso e deve ser sempre decorado. Este ponto de vista leva o aluno a ter aversão a química, ocasionando desinteresse pela formação universitária na área. No Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa, tal fator pode ser a causa da baixa relação candidato/vaga no curso de bacharelado em Química, cuja oferta de vagas anuais caiu de 50 para 25. O objetivo deste projeto foi apresentar o curso de bacharelado em química aos alunos do ensino médio da Região do Alto Paranaíba, demonstrando os campos de atuação de um profissional da química e sua importância para o desenvolvimento tecnológico que proporciona avanços para a sociedade. As principais ações do projeto foram: 1). apresentação do curso por meio de palestras ministradas nas escolas do ensino médio da região do Alto Paranaíba por docentes do curso; 2) aplicação de questionários para mensurar o nível de conhecimento na área; 3) realização de práticas demonstrativas nas escolas e visita dos alunos aos laboratórios de química da UFV-CRP. Foram aplicados 480 questionários em escolas estaduais de Rio Paranaíba, São Gotardo e Campos Altos, tendo como publico alvo os alunos do último ano. Os resultados obtidos em Campos Altos mostram que 79,54% dos estudantes acham que os profissionais da química apenas lecionam aulas e 20,46% acreditam que bacharéis em química trabalham em indústrias e laboratórios. Quanto à aprendizagem em química, 40,9% apresentam dificuldade e 68,2% afirmam não terem estudado funções orgânicas e termodinâmica. Em Rio Paranaíba, 42,3% acreditam que os químicos apenas lecionam aulas e 19,7% entendem que bacharéis em química trabalham em laboratórios. Na aprendizagem, 52,1% dos alunos possuem dificuldade e 90% nunca estudaram reações de dissociação de compostos e eletroquímica. Em São Gotardo, 66,1% acreditam que os químicos apenas lecionam aulas e 17% afirmam que os químicos trabalham em indústrias. Na aprendizagem, 70% dos estudantes nunca estudou termodinâmica.Os resultados mostram grande desinformação sobre química por parte dos estudantes do ensino médio e, apontam para a necessidade de continuidade de projetos de extensão que estreitem a relação universidade-comunidade na região do Alto Paranaíba.
Palavras-chave motivação, formação, química
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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