Resumo |
As mudanças que ocorrem na sociedade, principalmente decorrente das novas descobertas e inovações tecnológicas, exigem uma reorganização nas atividades escolares como educação de qualidade e um professor preparado para enfrentar desafios e propor soluções. Tais tecnologias são lançadas para o público em pouco espaço de tempo, no qual usuários que já possuem algum grau de afinidade com algum tipo de software não consegue acompanhar com a mesma velocidade que estas ferramentas são lançadas. No que tange ao aprendizado da língua portuguesa, observa-se que muitos alunos do ensino fundamental apresentam sérias dificuldades em interpretação de textos. Os estudantes que completam o ensino fundamental, por vezes, sabem ler, contudo, não demonstram capacidade de abstrair as ideias mais relevantes do texto, apenas apresentam capacidade de decodificação simples, o que não significa que a compreensão tenha ocorrido. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de atividades computacionais para o ensino de português voltados para os alunos com deficiência intelectual da instituição Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Rio Paranaíba. Para que o objetivo proposto seja alcançado foram realizadas reuniões na APAE para definição das atividades que deveriam ser criadas. Foi decidido desenvolver atividades para interpretação de texto e exercícios de gramática. Em um segundo momento as atividades definidas foram implementadas em um sistema já existente que foi desenvolvido no ano de 2014 para ensino da matemática, transformando o sistema em uma plataforma multidisciplinar. Todas as atividades foram desenvolvidas seguindo os padrões de acessibilidade normalizadas pela agência World Wide Web Consortium (W3C), uma organização internacional que rege diretrizes de acessibilidade Web por meio da Web Acessibility Iniciative (WAI). A próxima etapa que se inicia agora é testar as atividades desenvolvidas com os alunos. Para isso será realizado dois testes para cada atividade com alunos pré-selecionados pela instituição. O primeiro teste consiste na aplicação das atividades em papel e o segundo teste consiste na aplicação das atividades no computador (via sistema) para então analisar, não só o desempenho dos alunos, mas também a satisfação de uso do sistema desenvolvido. Este projeto será fundamental para ampliar as ações sociais na APAE, através de atividades de informática, auxiliando no aprendizado em sala de aula e na autoestima do estudantes. Para isso, foi necessário conhecer as necessidades dos alunos, para que as atividades se encaixassem na metodologia de aprendizagem aplicada na instituição. Com a análise dos testes será possível aferir a importância da integração de meios tecnológicos aplicados ao ensino de estudantes com deficiência intelectual impulsionando o desejo desses alunos no ato de aprender. |