Resumo |
Um dos grandes desafios atuais no ensino superior, mais particularmente nos cursos que envolvem as ciências exatas e tecnológicas, é manter o graduando motivado no curso. O número de desistências, principalmente nos cursos ligados às ciências exatas e tecnológicas, nos dois primeiros anos de graduação é significativo. Muito se deve ao fato de serem os anos de formação básica dos cursos. Neste período existe um distanciamento entre os conceitos básicos teóricos e as aplicações práticas. A importância da visão experimental, nos mais diferentes estágios da formação do estudante vem sendo amplamente discutida na última década. Em particular, a boa compreensão da Física Teórica, principalmente quando o estudo está relacionado com fenômenos clássicos, necessita de uma maior atenção. A qualidade da formação de base do graduando é um dos fatores decisivos para o desenvolvimento científico/tecnológico da sociedade. Em geral, as disciplinas que oferecem práticas de laboratório de Física nas universidades não acompanham a demanda de aprendizado exigida pelos estudantes. Esta realidade pode estar relacionada com a utilização de procedimentos experimentais que utilizam kits pré-fabricados, que muitas vezes impossibilitam a realização de medições diferentes daquelas para os quais foram projetados. Tais limitações muitas vezes inibem o desenvolvimento das competências e habilidades do estudante. O surgimento de tecnologias de sistemas embarcados de baixo custo abre uma nova gama de possibilidades no desenvolvimento de práticas de ensino. Em 2005 foi desenvolvido na Itália uma plataforma (open source) de prototipagem eletrônica simples e eficiente, chamada Arduino. Esta plataforma utiliza um microcontrolador programável e diversas portas de entrada/saída para conexões e controle de componentes como LED's (Light Emitting Diode) e sensores de temperatura, umidade, pressão, etc. Graças às inúmeras possibilidades de aplicações e a uma comunidade internacional atuante e colaborativa, o conceito Arduino se difundiu rapidamente. Atualmente, esta plataforma é considerada uma ferramenta poderosa na construção de equipamentos e/ou protótipos de laboratório de instrumentação para o ensino de Física. Este projeto envolveu a utilização da plataforma Arduino como ferramenta de auxilio ao aprendizado das disciplinas básicas dos cursos de engenharia da UFV/CRP. Foram desenvolvidos protótipos no Laboratório de Automação e Robótica (LAR) do Campus Rio Paranaíba com diferentes finalidades, como por exemplo: demostração de fenômenos físicos; programação de microcontrolador; aquisição e análise de dados; etc. Acreditamos que o uso da plataforma Arduino como ferramenta de ensino tornará o aprendizado mais conciso. Estimulando o uso da lógica de forma simples e objetiva, aplicando conceitos físicos no desenvolvimento de projetos, esperamos motivar os estudantes permitindo que os mesmos façam o melhor uso de suas competências e habilidades. |