Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5262

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jose Francisco Gontijo Junior
Orientador VAGNER RODRIGUES DE BESSA
Outros membros MIGUEL JUNIOR CEZANA
Título Um estudo sobre o baixo índice de aprovação nas disciplinas de Cálculo da Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba
Resumo Desenvolvido por Isaac Newton (1642-1727) e Gotfried Leibniz (1646 –1716), em trabalhos independentes, o Cálculo Diferencial e Integral foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exatas, ajudando em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. Tornou-se uma das disciplinas básicas mais importantes para os cursos de Ciências Exatas e em especial os de engenharia, possibilitando o estudo e a modelagem de problemas reais das mais diversas origens. Todavia, o alto índice de reprovação nesta disciplina se tornou um problema grave não só para os alunos, como também para todo o meio acadêmico. O objetivo desse trabalho é traçar um panorama atualizado do processo ensino-aprendizagem da disciplina Cálculo Diferencial e Integral da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) e trazer mais uma contribuição no que se refere à melhoria da qualidade dos cursos no âmbito do contexto acadêmico. Metodologicamente este trabalho se inscreve como um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa a UFV-CRP. Inicialmente, foram analisados os resultados dos estudantes que estiveram matriculados nas disciplinas CRP 191- Cálculo I e CRP 199 – Cálculo Diferencial e Integral I no ano de 2011. Está primeira análise, possibilitou verificar os índices de reprovação por disciplina e por curso, além de observar a faixa de notas com que os estudantes finalizam o semestre. Posteriormente, através da aplicação de um questionário aos alunos matriculados nas mesmas disciplinas do semestre 2012/1, foi possível identificar os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes, bem como as principais causas apontadas como responsáveis pelas reprovações ou evasão. A partir de uma análise dos dados levantados pode-se constatar índices de mais de 80% de reprovação em algumas turmas, além de verificar que quase todos os cursos analisados tiveram índices inferiores a 50% no número de aprovados. Além disso, verificou-se também que a maior parte dos estudantes que chegaram ao final do curso de Cálculo possuía nota final inferior a 40 pontos, em um total de 100 pontos distribuídos. Além disso, alguns fatores que levaram às dificuldades e ao desinteresse dos alunos por essa disciplina foram apontados em nossa pesquisa, destacando: a falta de base na matemática básica, as diferenças metodológicas entre o ensino médio e o ensino superior, as dificuldades intrínsecas da matéria, dentre outros. Ao final deste estudo, pudemos avaliar a realidade do processo de ensino-aprendizagem e propor algumas medidas na tentativa de amenizar estes altos índices de reprovação e oferecer um ensino de qualidade para os alunos.
Palavras-chave Cálculo Diferencial, índice de aprovação, metodologias inovadoras
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.