Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Beatriz Cranchi Pazetto
Orientador ANDRE MUNDSTOCK XAVIER DE CARVALHO
Outros membros Waner Gleider Barbosa
Título Um dia de geologia: uma abordagem geológica para a ampliação da percepção e da consciência ambiental em estudantes do ensino básico (ano I
Resumo Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente, a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino, de forma transversal e interdisciplinar, articulando o conjunto de saberes com a sensibilização. Sendo assim, a geologia é usada como uma ferramenta na fundamentação teórica essencial para a compreensão do meio ambiente, porém é um tema pouco explorado no ensino básico. O projeto procura trabalhar com grupos de estudantes e professores do quinto ano do ensino básico, construindo conhecimentos através de oficinas pedagógicas no Museu de Geologia e Pedologia da UFV-CRP e de viagens de campo. O trabalho está sendo desenvolvido com escolas dos municípios de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e São Gotardo. Durante as atividades os alunos são estimulados a correlacionarem aspectos ambientais com a realidade socioeconômica da região. Para facilitar o processo de aprendizagem foram desenvolvidos pôsteres didáticos, como mapas temáticos de vegetação, clima, relevo, biomas, bacias hidrográficas, solos, entre outros. Estes materiais são usados tanto nas oficinas do projeto quanto disciplinas regulares do ensino superior. O projeto é contínuo e a estruturação do museu é permanente, sendo que novos materiais didáticos estão ainda em processo de desenvolvimento. Os alunos do ensino básico demonstraram e relataram entusiasmo e satisfação pela participação no projeto, expressando clara motivação pela ciência e pela continuidade nos estudos. Tais resultados demonstram a clara capacidade que a aproximação entre a universidade e a comunidade tem em desmistificar a ciência e estimular alunos e professores. Alguns estudantes relataram ainda o despertar de interesse vocacional pelas áreas de geologia e meio ambiente. O projeto está sendo avaliado também através de indicadores como o número de estudantes do ensino básicos envolvidos e o número de novos itens didáticos do acervo do museu. Professores, supervisores e diretores estão sendo encorajados à ampliarem o projeto para outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave Geologia, educação ambiental, ciência ambiental
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,76 segundos.