Resumo |
O trator agrícola é a principal fonte de potência no campo, caracterizando-se por ser uma máquina extremamente dinâmica e multifuncional, podendo ser utilizada em quase todas as operações compreendidas entre o plantio e a colheita (Furtado Junior, 2013). Atualmente, a maioria dos modelos disponíveis no mercado apresenta tração dianteira auxiliar (TDA), que são bem aceitos devido à capacidade superior de tração em condições de solo adversas. Quando a TDA é acionada ocorre uma ligação rígida entre os eixos dianteiro e traseiro, sendo que o eixo dianteiro gira com rotação maior que o eixo traseiro. Essa diferença se denomina avanço cinemático, que ocorre com o intuito de corrigir a diferença de diâmetro entre as rodas dianteira e traseira do trator (Ferreira, 2010 apud Linares, 1996). O avanço cinemático quando observado acima de valores aceitáveis, pode causar desgastes de pneus, aumento do consumo de combustível e mau funcionamento do trator. Isso pode ser agravado de acordo com a superfície de contato com os rodados. Portanto objetivou-se, com este trabalho a avaliação do avanço cinemático do Trator New Holland TT 3840 sobre duas condições de piso distintas. As avaliações foram realizadas no Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, em piso de asfalto e no solo com cobertura de palhada de soja. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos: piso compactado (asfalto) e piso com palhada, com três repetições. Os ensaios foram realizados com o trator em 3ª marcha reduzida, sendo realizada a medição de uma distância referência dada por 10 rotações da roda traseira. Após esse procedimento, o trator percorreu tais distâncias seis vezes, em cada piso, sendo três com a TDA acionada e três com a TDA não acionada. Foram contadas as rotações da roda dianteira em cada situação. Houve diferença estatística (p<0,05) do avanço cinemático do trator New Holland TT 3840 em asfalto e condição de solo com cobertura de palhada de soja. Os valores obtidos foram 0,74 e 2,43 para asfalto e palhada, respectivamente, onde estes deveriam estar entre 1 e 5 %, que é o aceitável. O asfalto, por ser um piso menos adverso do que o solo com palhada obteve menor média de avanço cinemático, porém este está fora do aceitável que sugere uma perda de eficiência trativa do conjunto dianteiro de rodagem. Um trator agrícola, em geral, tem seu uso em solos não pavimentados, e nesse contexto o trator teve um valor médio aceitável que culmina em maior eficiência de tração. Conclui-se, então, que o solo é um fator importante para a capacidade de tração e que é importante avaliação do mesmo para diminuição de custos. |