Resumo |
O projeto Biologia na Web contempla um site, uma página no Facebook e uma conta no Twitter, com a intenção de realizar divulgação científica. Este projeto destina-se a divulgar as ciências biológicas, com informações que o público pode confiar. Por isso, considera-se o Biologia na Web como um acesso entre a comunidade geral e a comunidade científica, criando um elo de conhecimento mútuo. Os objetivos deste projeto consistem na contribuição para o acesso do público geral à ciência, realizando esta atividade através de textos, imagens e vídeos, produzidos pelos bolsistas e disponibilizados em redes sociais e um site. Com isso, notícias foram postadas durante o período de janeiro à julho em nosso site – este que passou por uma reformulação em seu layout, assim como em sua logomarca –, devidamente referenciadas, com base em artigos científicos, além destas serem compartilhadas no Facebook. Tais notícias também foram replicadas no twitter, aumentando a visibilidade das mesmas, sendo "retwitadas" por uma média de 25 pessoas. Além disso, o projeto interno Esta Semana na Biologia, que tem como objetivo compilar as notícias sobre biologia semanalmente e apresenta-las de forma atrativa para o público, sem perder a credibilidade e atraindo a atenção do público com imagens e manchetes, é um sucesso, sendo este o responsável pelo maior número de compartilhamentos em uma única postagem (64). No período de janeiro a julho de 2015, o projeto contou com um aumento de acessos no site (300%) e nas curtidas da página no Facebook (de 186 para 490 curtidas). Outrossim, o Biologia na Web não obteve nenhuma rejeição (denúncias, “descurtir” na página, ocultação de publicações) neste mesmo período. O Esta Semana na Biologia, neste mesmo período citado anteriormente, obteve uma média de 800 pessoas alcançadas por edição, contando com uma média de 50 compartilhamentos. Com isso, concluímos que pelos objetivos propostos e resultados alcançados, o projeto Biologia na Web teve seu crescimento devido à ações realizadas no período de março a julho de 2015. |